O cenário econômico vive em constante mutação, e a busca por oportunidades que transcendam o convencional está se tornando uma trilha seguida por empreendedores e visionários.
Em um mundo onde a inovação dita o ritmo, investir em segmentos alternativos não é apenas um ato de coragem, mas uma estratégia que pode oferecer vantagens consideráveis a longo prazo.
Conforme o empresário e consultor Erlon Labatut, fundador da Franqueador.com, os chamados “negócios de nicho” possuem qualidades únicas frente aos modelos mais tradicionais, como uma concorrência menor.
“Muitos investidores disputam o mesmo território nos setores convencionais. Enquanto isso, os negócios alternativos oferecem uma fatia maior de um mercado pouco explorado”, explica.
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Investir no básico pode trazer retornos estáveis, mas acaba limitando o sucesso futuro, devido ao excesso do mercado.
Segmentos diferenciados abrem as portas para novos fluxos de receitas e oportunidades maiores de crescimento, que dificilmente vemos em modelos mais consolidados.
Investir “fora da caixa” não apenas oferece a oportunidade de diversificar os portfólios, mas também permite contribuir para a mudança e a inovação em diferentes setores.
No entanto, quando falamos de segmento de nicho, surge uma insegurança frente a rentabilidade e estabilidade do negócio. É aí que entra o modelo de franquia.
“Costumamos dizer que o franchising é o último a entrar e o primeiro a sair das crises, e os números comprovam este fato”, afirma Erlon.
Dados publicados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), mostram que, desde o auge da pandemia, em 2020, são oito trimestres seguidos de crescimento – mais do que qualquer outro setor da economia.
Somando a característica inovadora dos setores de nicho com a segurança e estabilidade do modelo de franquia, o resultado é um investimento confiável e um retorno garantido. Pensando nisso, separamos cinco alternativas diferenciadas neste oceano de oportunidades.
Primeira franquia especializada no transporte de carros e bicicletas do Brasil, a Foccus Cegonhas está presente em cinco estados brasileiros, com um faturamento anual de R$2,5 milhões.
Com a proposta de ser um “uber de caminhões-cegonhas”, a rede oferece ainda a alternativa de motoristas deste tipo de veículos se cadastrarem em uma plataforma própria, que soma mais de 1.500 usuários cadastrados.
– Investimento inicial: R$50 mil (inclusa taxa de franquia)
– Faturamento médio mensal: R$70 mil
– Prazo de retorno: 6 a 8 meses
Criada em 2014, em Minas Gerais, a SÓ Multas surgiu com a proposta de oferecer soluções no trânsito.
Com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil, a rede auxilia motorista com infrações de trânsito, processos administrativos e cassação de habilitação.
Em 2022, a marca faturou mais de R$14 milhões, e se destacou por uma proposta inovadora – a ausência de royalties, permitindo um rápido payback e um lucro acima da média.
– Investimento inicial: A partir de R$20 mil (inclusa taxa de franquia)
– Faturamento médio mensal: A partir de R$18 mil
– Prazo de retorno: 6 a 12 meses
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Rede de cuidadores de idosos e pessoas com deficiência, a Cuidare Brasil tem mais de 70 unidades franqueadas em 20 estados, no Distrito Federal e em Portugal.
O franqueado fica responsável pela seleção, treinamento, coordenação, supervisão e encaminhamento da sua equipe de cuidadores qualificados (todos com curso de técnico de enfermagem), além de fazer a intermediação entre quem procura o serviço e o profissional especializado.
– Investimento inicial: A partir de R$25 mil
– Faturamento médio mensal: A partir de R$60 mil
– Prazo de retorno: 12 a 18 meses
A Laav é uma rede de oficinas de funilaria, pintura e estética automotiva, oferecendo serviços de forma descomplicada e eficiente com ênfase no cuidado ao cliente.
Fundada por Rogério Ueta em 2014 em São Paulo, a marca cresceu rapidamente e se tornou franquia no mesmo ano, estabelecendo-se como a maior rede no segmento do país.
Atualmente somam 27 unidades em operação e mais 8 em implantação, totalizando 35 unidades.
– Investimento inicial: A partir de R$198 mil
– Faturamento médio mensal: A partir de R$100 mil
– Prazo de retorno: 18 a 24 meses.
A Ultraeco é uma rede de franquias especializada em lavagem ecológica de veículos.
A marca usa lavagem a seco, trocando a água pela cera.
Criada em 2012, em Campinas (SP), a rede possui 19 unidades espalhadas pelo país, e um faturamento superior a R$1 mi por ano.
São três modelos de negócio – categoria bronze, prata e ouro – que se encaixam em diversos orçamentos.
– Investimento inicial: A partir de R$12 mil
– Faturamento médio mensal: A partir de R$12 mil
– Prazo de retorno: 8 a 12 meses
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