O networking é uma importante ferramenta para o crescimento de um negócio. Afinal, relacionar-se sempre com as mesmas pessoas não são o que faz as empresas aumentarem o seu faturamento.
Criar conexões genuínas e não apenas baseadas nas transações pode ser o diferencial para o seu empreendimento.
A estrategista de marca, Maura Walters, sugere dez passos para te ajudar a criar essa rede de conexões – mesmo sem gostar de fazer networking.
É importante se preparar para eventos de networking, afinal, você recebe aquilo que investe. Em vez de passar o dia em casa de moletom, Walters conta que já começa o dia entrando no clima. Colocar uma roupa apresentável, passar maquiagem e ouvir músicas animadas são formas que ela sugere de garantir você esteja com a mentalidade adequada durante o dia.
Saiba o que você gostaria de obter com esse evento, além de conhecer novas pessoas. “Existe uma indústria específica em que você deseja entrar? Um colaborador que você quer conhecer?”, exemplifica a autora. Saber o resultado esperado é uma motivação para fazer networking.
Por mais que a companhia de um amigo possa parecer confortável e benéfica, você pode acabar conversando apenas com ele e dar a impressão de que não quer conhecer novas pessoas. Quando está sozinho, você fica mais propenso a participar de diferentes conversas e conhecer novas pessoas.
Ao participar de aulas e workshops online, você terá contato com pessoas que possuem interesses em comum aos seus. As funcionalidades de bate-papo do Zoom, por exemplo, possibilitam um contato fácil com desconhecidos. Além disso, o chat permite que você converse com mais pessoas do que em um evento presencial.
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Cartões de visita são facilmente descartados ou perdidos nas bolsas e mochilas. Por isso, Walters sugere que você inove. Distribua canetas com a sua marca ou kits que tenham ligação com o seu produto ou serviço, por exemplo.
Para se familiarizar com novos setores e pessoas, a autora sugere três ações: apresentação, informação e convite. Quando não for possível fazer apresentações, você pode compartilhar informações que sejam úteis para outras pessoas — por exemplo, sugerindo livros e podcasts. Convidar os novos contatos para eventos também contribuirá para a criação dessa conexão e ajudará a fazer com que as pessoas se lembrem de você.
“A cada trimestre, reservo meio-dia para verificar contatos, planejar, enviar mensagens de texto e convidar pessoas para eventos”, diz Walters. Para a autora, organizar os momentos em que entrará em contato com as conexões novamente torna o processo de cultivar relacionamentos menos assustadores.
Se por alguma razão não houver eventos de networking próximos a você, crie os seus próprios encontros. Reúna pessoas do seu nicho em chamadas virtuais ou encontros presenciais para compartilhar experiências e ideias com certa frequência. Esses encontros podem ser muito produtivos para o seu negócio.
Enviar cartões ou mensagens de agradecimento ao final do ano para as pessoas que contribuíram para o seu negócio é uma maneira importe de cultivar o seu networking. Para Walters, essa ação gera inúmeras ligações de funcionários e clientes. Então, separe um tempo para agradecer.
Para atrair pessoas e ser recomendado, uma sugestão é não apenas pensar no que pode obter, mas sempre se manter disposto a ajudar e apoiar a sua rede.
Fonte: Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios
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