A Aposentadoria por Invalidez é o benefício devido ao segurado com incapacidade para trabalhar e que não possa ser reabilitado por outra profissão, desde que aprovado por avaliação médica de perícia do INSS – dentro da perícia de Auxílio-doença, tendo em vista que não existe um pedido específico para esse tipo de aposentadoria.
De tal forma, algumas doenças impedem que o cidadão possa continuar trabalhando na atividade a qual era acostumado ou em qualquer outra, sendo possível se aposentar por invalidez. Mas, para que consiga o direito, deverá cumprir a carência exigida por lei de 12 meses de contribuição ao INSS.
Contudo, dependendo da gravidade da doença, é possível que a carência seja dispensada. Confira:
10 doenças que garantem a aposentadoria sem carência
A partir do descobrimento da doença que gera a incapacidade laboral, o cidadão deverá requerer o auxílio-doença – que possui os mesmos requisitos da aposentadoria por invalidez. Caso a perícia médica constate incapacidade permanente para o trabalho, sem possibilidade de reabilitação para outra função, a Aposentadoria por Invalidez será indicada.
O benefício é pago enquanto persistir a invalidez e o segurado pode ser reavaliado pelo INSS a cada dois anos.
No entanto, além da perícia médica, o segurado deve comprovar 12 meses de contribuição – a denominada carência.
Se você possui uma doença grave poderá ser dispensado da carência, nos termos da legislação. Abaixo, destacamos 10 doenças que permitem a aposentadoria sem carência:
Além dessas doenças, nos pedidos de Aposentadoria por Invalidez por motivo de acidente, também há dispensa da carência.
Vale destacar, ainda, que o rol disposto em lei das doenças que dispensam a carência não devem ser interpretados de forma taxativa, sendo que se for o caso de alguma outra doença não prevista na listagem trazer incapacidade ao cidadão, poderá ser possível a aposentadoria, inclusive, pela via judicial, se a administrativa for negativa. Já existem entendimentos dos tribunais brasileiros nesse sentido.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
Conteúdo original Thomas Advocacia
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…
Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…
Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…
O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…