Chamadas

10 Livros que todo Empreendedor Deveria Ler, veja a lista

Buscar referência para todo trabalho que for realizar é a melhor forma de produzir um material rico e completo, você não acha? Conhecer diferentes pontos de vista a respeito de um determinado assunto aumenta o processo de reflexão, estimula a criatividade e ajuda a formar uma opinião que seja “fora da caixa” e saia do senso comum. E quando se trata de empreender, seja no mundo digital ou não, a situação é a mesma.

Quando falamos da importância de boas referências, não falamos somente daquelas encontradas em livros. É possível se inspirar, também, por meio da arte, da arquitetura, da música ou através de pessoas que consideramos influentes ou que foram bem sucedidas em áreas que nos interessam.

Na área de negócios e empreendedorismo, por exemplo, é comum encontrarmos histórias inspiradoras que viraram livros e servem de referência para várias outras pessoas. É claro que esses livros não oferecem a receita do sucesso de cada empresa ou empreendedor, pois cada história é única. A intenção desses materiais é gerar insights em quem os lê e influenciar a tomada de decisões e o planejamento de estratégias.

Mas, afinal, o que é empreender? O empreendedorismo está relacionado à criatividade, à inovação e aos riscos do negócio e, para ser empreendedor, é necessário coragem, trabalho duro e vontade de realizar. Para também responder a essa pergunta, a Endeavor reuniu uma série de definições sobre o que é empreendedorismo na visão de inúmeras personalidades, como Abílio Diniz e Salim Mattar.

E para que você encontre seu próprio caminho no universo do empreendedorismo e se inspire com grandes personalidades, fizemos essa lista com 10 livros sobre empreendedorismo. São obras indispensáveis para quem quer começar um negócio ou ter mais sucesso. Esperamos que você encontre grandes histórias e aprenda técnicas para implantar no seu negócio. Vamos lá?

Ah, e lembrando que a maior parte dos livros dessa lista foram resumidos pelo 12min e você pode ler ou ouvir os conteúdos clicando nos botões destacados.

Livros para empreendedores: 10 obras que todos deveriam ler

1. Pense simples

O número 01 da nossa lista é o “Pense simples”, escrito pelo nosso CEO, Gustavo Caetano. Neste livro, você vai ver dicas valiosas para começar a empreender e descobrir a importância de se manter simples, leve e ágil para alcançar bons resultados com sua empresa. Além do mais, você vai descobrir o que compõe o DNA de um bom empreendedor e que inovar pode ser muito mais fácil do que parece quando você tem a mentalidade certa!

E a gente nem precisa falar o quanto o Gustavo é realmente referência nesse assunto, não é?! Além de CEO da Samba Tech, uma das empresas mais inovadoras da América Latina de acordo com a Fast Company, ele é fundador da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e é conhecido nacionalmente por levantar a bandeira do empreendedorismo no Brasil. Além do mais, ele já foi eleito como um dos empreendedores mais brilhantes do mundo com menos de 35 anos pelo MIT e foi considerado pela Business Insider como o Mark Zuckerberg brasileiro.

Vai perder a chance de aprender com ele?

2. Estratégia do Oceano Azul (Blue Ocean Strategy)

Publicado em 2005 e escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, professores da escola de negócios INSEAD, “Estratégia do Oceano Azul” mostra uma nova forma de pensar as estratégias de novos negócios a partir da criação de novos espaços e oportunidades.

3. Startup Enxuta (Lean Startup)

Escrito por Eric Ries, o livro aborda a administração de empresas como objeto de transformação de produtos e processos. “Lean Startup” é um manual para empreendedores, administradores e líderes empresariais a alcançarem bons resultados economizando recursos e tempo.  

4. Receita Previsível (Predictable Revenue)

Escrito por Aaron Ross e Marylou Tyler, o livro, recentemente lançado em português, descreve o método de vendas via Outbound. Muito além de um livro com dicas sobre negociação, “Predictable Revenue” é indicado para CEO’s e líderes da equipe de vendas das empresas que desejam aprimorar o processo comercial.

5. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano (Marketing 3.0: from products to customers to the human spirit)

No “Marketing 3.0”, Philip Kotler, considerado o mestre do Marketing, desenvolve um modelo que trata os clientes não como meros consumidores, mas como seres complexos e que têm demandado cada vez mais estratégias segmentadas e comprometimento das empresas com os valores pessoais.

6. O lado difícil das situações difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas. (The hard thing about hard things: building a business when there are no easy answers)

Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, em “The hard thing about hard things“, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis – aqueles de que as faculdades de administração não tratam.

7. Zero a Um (Zero to One)

Peter Thiel, fundador do PayPal e investidor de diversas startups, como o Facebook, fala sobre a necessidade de inovar para que as empresas construam coisas novas. Segundo ele, o progresso vem do monopólio, não da competição e, se você está tentando criar um novo sistema operacional, como o do Bill Gates, ou um novo sistema de busca, como Larry Page e Sergey Brin, você está indo pelo caminho errado.

8. Startup: manual do empreendedor

Escrito por Steve Blank e Bob Dorf, o livro é um guia para quem quer empreender no mundo das startups. Neste livro, os autores descrevem a metodologia de Customer Development (Desenvolvimento do Cliente) e falam que é necessário deixar o escritório e ir às ruas para trabalhar com o foco no cliente, pois, afinal de contas, ele é o principal público da empresa.

9. Inovação em Modelo de Negócios (Business Model Generation)

Produzido por mais de 400 pessoas, o “Business Model Generation” explica os modelos de negócios baseados nos pensamentos de grandes líderes do mercado, com a intenção de ajudar o leitor a reinterpretá-los para encaixar no contexto que ele vive. O design e a forma como as informações são distribuídas são responsáveis pela experiência incrível de leitura.

10. O Empreendedor Viável – Uma mentoria para empresas na era da cultura startup

Escrito pelo jornalista Carlos Matos e pelo publicitário André Telles, o livro tenta desvendar o segredo do sucesso e o motivo do fracasso de algumas empresas. Os autores mostram o conjunto de variáveis capazes de definir o sucesso de uma startup. Desde a escolha da equipe até a confiança na apresentação para investidores, passando por momentos de ajuste onde a escolha de mentores, a pivotagem e as mudanças estruturais vão garantir a saúde de sua empresa.

11. (Bônus) Grow to Greatness

Começar um negócio é sempre difícil. Mas, ainda mais difícil é fazer ele crescer e desenvolver. Em Grow to Greatness, Edward D. Hess ressalta os principais desafios encontrados e algumas perguntas que todo empreendedor deve responder para fazer com que a empresa cresça.


E aí, gostou da nossa lista de livros para empreendedores? Se tiver alguma sugestão de livro que inspirou você a inovar o seu negócio, deixe nos comentários. Esperamos que essa lista ajude a nortear as suas ideias e que contribua para a sua formação, tanto profissional quanto pessoal.

Se quiser ver um caso de empreendedorismo que deu certo, acesse o case Samba Tech: o desafio da renovação contínua, feito pela Fundação Dom Cabral, uma escola de negócios brasileira com padrão e atuação internacionais de desenvolvimento e capacitação de executivos, empresários e gestores públicos.

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

6 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

7 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

10 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

11 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

12 horas ago