Contadores possuem a cada dia função mais relevante e integrada.
Do ponto de vista profissional, conhecer uma nova língua, ainda que de forma elementar, é imprescindível em meio à competitividade presente no mercado de trabalho, além de, muitas vezes, ser um dos fatores decisivos nos critérios de seleção das mais variadas empresas.
Na seara contábil, dotada de grande abrangência, não é diferente, já que os profissionais da área possuem a cada dia função mais relevante e integrada no alcance dos objetivos estratégicos da organização de que fazem parte.
A partir disso, confira 10 vocábulos em inglês listados pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado do Rio de Janeiro (SESCON-RJ) com que todo profissional contábil pode se deparar em suas atividades diárias:
Usado no ramo comercial, é o comparativo das vendas declaradas das mesmas lojas que se encontravam no mesmo lugar no período atual e no mesmo período do ano anterior.
Com tradução literal de “ponto de equilíbrio”, reflete o quanto o negócio precisa vender para não dar lucro e nem prejuízo.
É uma ferramenta relevante para a organização, já que, além de possibilitar a análise de viabilidade de um negócio, também permite o controle dos resultados.
Trazendo-o para o português, pode-se falar em retorno sobre investimento, isto é, um indicador por meio do qual é possível saber quanto dinheiro a empresa está auferindo (ou perdendo) com cada investimento realizado.
Stakeholder significa público estratégico e concerne a uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma organização, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles.
Bastante presente em conteúdos audiovisuais, é uusado para designar aquilo que foi derivado de algo já desenvolvido ou pesquisado anteriormente. Na seara empresarial, é um negócio derivado de um já existente.
Refere-se à tempestade cerebral ou à tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras “brain”, que significa cérebro, intelecto e “storm”, que significa tempestade.
É uma metodologia muito usada em empresas para resolver problemas específicos.
Com significado de orçamento, é frequentemente utilizado no meio empresarial para se referir ao orçamento periódico (normalmente anual) feito por uma empresa.
O forecast, por sua vez, é a análise real do que foi projetado no budget. É uma comparação periódica (geralmente com periodicidade inferior à do budget) entre os dados estimados e os dados reais.
Se houver uma discrepância acentuada nessa comparação, a empresa pode determinar novas estratégias.
O termo Core Business concerne à parte central de um negócio ou de uma área de negócios, e que é via de regra definido em função da estratégia dessa empresa para o mercado.
A tradução mais próxima é rotatividade de pessoal. No universo de Gestão de Pessoas, está relacionada ao desligamento de alguns funcionários e entrada de outros para substituí-los.
Via netspeed parceiro Jornal Contábil
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…