O amor supera sim crises financeiras, a falta de dinheiro, o desemprego, mas não a falta de diálogo sobre o tema.
Apenas um ano após se casar, o casal M. e P. resolveu se separar e o motivo é uma traição, não física, mas financeira. Quando ainda eram namorados, M. já sabia que seu companheiro tinha uma tendência ao consumismo e pouco controle de suas contas, mas acreditou que o tempo traria disciplina.
A decepção veio após irem morar juntos: ela descobriu que ele estava muito endividado e havia escondido isto. Ao ir cobrir a conta dele, que deveria estar negativa em menos de R$ 200, descobriu uma dívida no cheque especial que ultrapassava os R$ 2 mil. Além disso, ele ficou desempregado e, ao invés de cortar gastos, comprou uma moto nova.
O amor supera sim crises financeiras, a falta de dinheiro, o desemprego, mas não a falta de diálogo sobre o tema. O dinheiro, inclusive, ainda é um dos principais motivos para brigas e separações, concluiu um estudo da Experian.
No Reino Unido, 56% das separações de três mil casais tiveram como motivo questões financeiras. No Brasil não é diferente e ano após ano casais se separaram por conta disso. Mas o problema vem de antes talvez, da época do namoro.
Passado o dia dos namorados, a maioria planejou e gastou menos que no ano passado, inclusive muitos optaram em pagar o presente à vista para não se endividar. Ainda assim, um em cada três brasileiros (32,2% dos entrevistados pelo SPC Brasil) admitiram que iriam gastar além do que a condição financeira permite. Neste grupo, o risco de se endividar e até ficar inadimplente é grande. No ano passado, as compras do Dia dos Namorados deixaram uma em cada dez pessoas (10,5%) com o nome sujo.
Mas como saber se a sua relação está indo na direção da riqueza ou da falência?
Além de se fazer algumas perguntas como a deste teste, para ter sucesso financeiro a dois alguns cuidados são importantes tanto para namorados como para casados:
1. Não tente comprar o amor: pagar tudo para o (a) parceiro (a) ou comprar presentes caros, acima da sua capacidade financeira, apenas para impressionar a pessoa inevitavelmente vai te levar ao descontrole financeiro e às dívidas.
Matéria: Diario do comércio
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…
Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…
Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…
O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…