As primeiras movimentações do Direito do Trabalho no Brasil se iniciaram junto com a abolição da escravatura e, em 1888, os trabalhadores das indústrias e imigrantes, cada um com as próprias tradições sindicalistas de seus países de origem, começaram a exigir medidas de proteção legal nos postos de trabalho por todo o país.
Porém, foi apenas nos últimos anos do século XIX e no início do século XX que o Direito Trabalhista começou a ganhar força mediante a promulgação de leis específicas, momento em que cada tema ou categoria profissional, como por exemplo, a proibição de trabalhos noturnos para menores de 15 anos e contratos de locação de serviços passaram a ser abordados mediante documentos jurídicos.
Por isso, para regulamentar as leis eficientes no Direito Trabalhista, houve uma convocação de comissão de jurista, para então, finalmente reunir uma série de leis de trabalho, resultando na implantação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no ano de 1943.
Até os dias atuais a CLT é de extrema importância para estabelecer as garantias do Direito Trabalhista, pois, ela representa os esforços expressivos de muitos trabalhadores ao longo de anos, para adquirir direitos como o repouso semanal remunerado e o seguro-desemprego, por exemplo.
Desde a implementação da CLT, houve várias alterações pontuais na legislação trabalhista e, em 2017 surgiu mais uma novidade para os empregados, empregadores e advogados, a Reforma Trabalhista.
Diversas regras foram modificadas ou criadas, fazendo com que os envolvidos precisassem se adequar rapidamente, como regras direcionadas ao banco de horas, férias, intervalos e jornadas de trabalho.
Na teoria, todo empregado e empregador que firmam um vínculo empregatício deveriam estar cientes das leis trabalhistas envolvidas nesta ação.
No entanto, não é bem assim que acontece na prática.
Estes foram os principais direitos trabalhistas aos quais todo empregado e empregador devem se atentar, principalmente após as modificações impostas pela Reforma Trabalhista.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Fazer com que qualquer negócio opere regularmente nas questões fiscais manterá a empresa longe de…
Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…
Ter um CNPJ pode ser o sonho de muita gente, mas quando as dívidas começam…
O cenário para as pequenas indústrias brasileiras já não era dos melhores, mas agora ficou…
Reforma do Imposto de Renda à vista! Mas calma, antes de soltar fogos e comemorar…
Boas notícias para o bolso dos brasileiros! Mas calma, não precisa sair correndo pro mercado…