Como comprovar a união estável? Essa é uma das perguntas mais comuns dos casais quando estão em busca de oficializar a união para se beneficiar de algo, seja para o recebimento de algum benefício pago pelo INSS, como a pensão por morte, ou ainda para garantir outros direitos e benefícios.
O Código Civil em seu artigo 1.723 esclarece os elementos necessários para a caracterização da união estável, que são elas: a convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida visando constituição de família.
Contudo, mesmo que o Código Civil esclareça como é caracterizada a união estável, é necessário ter em mãos documentos que possam comprovar a união do casal.
Além disso, no Brasil, a realidade é de cada vez mais pessoas que escolhem morar juntas, mas sem a necessidade de formalizar a união através de um casamento e processos de alteração de estado civil, cerimônia e alteração do nome.
Esses dados inclusive são confirmados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde, uma pesquisa do Instituto mostra que o número de casamentos no registro civil vem caindo gradualmente todos os anos e a união estável vem substituindo cada vez mais o papel do casamento.
Porém, um grande dilema está atrelado sobre como comprovar a união estável, quais são os documentos que são passíveis de comprovação do vínculo do casal para fins de concessão de direitos e garantias.
Existe um rol de documentos que podem comprovar a união estável do casal, seja perante ao INSS para garantia de benefícios como a pensão por morte, dentre outras situações.
Vale lembrar ainda, que caso queira a documentação para comprovação ao INSS, saiba que são necessários apenas dois documentos que comprovem a união, contudo, esses documentos devem ter importância suficiente que comprovem o relacionamento.
Principais documentos que comprovam a união estável:
Caso você não tenha em mãos nenhum dos documentos listados anteriormente, será preciso comprovar a união estável na Justiça. Contudo, para isso será preciso contar com um advogado.
Através de via judicial, é possível comprovar a união inclusive por postagens de fotos e declarações em redes sociais, de preferência fotos e postagens em locais públicos que mostram o cotidiano do casal.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…