Chamadas

13° salário do INSS poderá ser antecipado no final do mês

O 13° salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderá ser antecipado no final do mês. Com o Orçamento 2021 aprovado, falta agora só a sanção do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A antecipação do 13° salário do INSS para ser de interesse do presidente, embora ainda, haja uma indecisão se realmente a antecipação irá acontecer no final de abril.

O pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS vai atrasar mais alguns dias para ser liberado. A medida que foi prometida no começo do ano para começar a ser paga ainda no mês de fevereiro se viu “adiada” com a demora na aprovação do Orçamento de 2021 pelo Congresso Nacional por mais de três meses.

Agora, o que está emperrando o atraso na liberação da antecipação do 13° salário do INSS é a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021, lei está que estabelece o Orçamento deste ano e que aguarda a sanção do presidente para começar a valer.

Por enquanto, os aposentados terão que esperar uma decisão presidencial para acontecer a liberação do 13° salário do INSS.

14° salário do INSS

Desde do ano passado que o 14° salário vem sendo discutido para se tornar realidade. Embora, isso não tenha acontecido até agora.

A ideia surgiu em virtude da antecipação do 13º salário que ocorreu entre os meses de abril à junho de 2020, em decorrência da pandemia no país.

O Projeto de Lei nº 3.657/2020, que tinha como objetivo dobrar, o abono anual dos segurados e dependentes do RGPS, instituindo, na prática, um 14º salário em favor dos segurados do INSS.

Embora, não tenha sido aprovado no ano passado, nada impede que em 2021, o 14° salário seja liberado para os aposentados e pensionistas do INSS.

Enquanto isso, a equipe econômica, defende que não é mais possível aumentar os gastos do governo, tendo que ser respeitado o teto de gastos públicos.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – Jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Adicional de periculosidade: quem tem direito?

Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…

11 minutos ago

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

2 horas ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

9 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

14 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

16 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

22 horas ago