Diversas medidas estão sendo adotadas para auxiliar a população diante da crise atual de pandemia do Coronavírus (COVID-19). Uma das medidas adotadas pelo INSS será o adiantamento do 13º salário, que normalmente ocorreria no final do ano.
Esta medida já começou na última sexta-feira, dia 24/04, o pagamento do 13º será feito a aposentados e pensionistas.
Esse pagamento será feito em duas partes. A primeira ocorrerá entre o período de 24 de abril até 8 de maio, de acordo com a Tabela de Pagamento 2020 do INSS.
Quem recebe salário mínimo, o pagamento da primeira etapa do 13ª poderá ocorrer entre os dias 24/04 e 08/05, de acordo com o número final do benefício (sem considerar o dígito verificador).
![INSS](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2018/07/inssjus.jpg)
Já para os beneficiários que recebem mais de um salário mínimo o pagamento será feito entre os dias 04/05 e 08/05.
Segundo informações do INSS, 35,6 milhões de pessoas vão receber este adiantamento em abril.
Segundo os critérios legais, podem receber o 13º os segurados que receberam durante o ano:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão.
Para quem estava com o benefício previsto para acabar antes do dia 31 de dezembro de 2020, o 13º será pago no valor proporcional do abono anual ao beneficiário.
Por exemplo, se você recebe, hoje, o benefício de auxílio acidente, previsto para cessar em outubro de 2020, o seu 13º será proporcional até o mês de outubro.
Vale lembrar que os beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV, não recebem o 13º salário.
Não abra mão dos seus direitos antes de conhecê-los, CLIQUE AQUI e solicite um atendimento com a equipe especialista em causas previdenciárias do Accadrolli & Maruani Escritório Previdenciário.
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Aposentadoria-INSS-1.jpg)