Chamadas

13º salário do Bolsa Família com liberação em 2023

Frequentemente surgem notícias sobre o possível pagamento do décimo terceiro salário para os participantes do programa de assistência social, Bolsa Família. Essa informação acaba gerado discussões e, por vezes, é divulgada de forma equivocada, causando confusão entre os beneficiários.

É importante esclarecer que a maioria dos beneficiários do Bolsa Família não receberá o décimo terceiro salário. Vale lembrar que o único pagamento dessa bonificação ocorreu em 2019 e, desde então, houve tentativas de liberação, porém sem êxito.

O que acontece é que, o governo do estado de Pernambuco é o único do Brasil que optou por manter a prática e, de fato, concede o pagamento de um 13º salário para os beneficiários, que inclusive já foi pago para os beneficiários do estado.

Lembrando que, apesar de não haver regra federal que instituí o pagamento do décimo terceiro para os beneficiários, qualquer governo estadual pode determinar o pagamento do 13º salário para os cidadãos de sua região.

Porque o Bolsa Família não tem 13º salário?

Os participantes do Bolsa Família não têm direito ao décimo terceiro salário, uma vez que o programa é categorizado como um benefício assistencial e não está vinculado a contratos de trabalho ou benefícios previdenciários que asseguram o pagamento dessa bonificação adicional.

O Bolsa Família tem como foco auxiliar famílias em situação de extrema pobreza e pobreza, visando proporcionar uma renda mínima para atender suas necessidades básicas. Portanto, o governo não é obrigado a fornecer essa parcela extra aos beneficiários.

A exclusão dos participantes do Bolsa Família do décimo terceiro salário suscita debates e opiniões divergentes. Alguns argumentam que, dado seu caráter assistencial, o programa deveria incluir o pagamento do décimo terceiro para oferecer um acréscimo de renda no final do ano.

Por outro lado, há justificativas para a exclusão, como a necessidade de focar os recursos nos objetivos específicos do programa e a limitação orçamentária que dificulta a concessão de uma parcela extra às famílias.

13º salário do Bolsa Família em Pernambuco

As despesas referentes ao décimo terceiro salário do Bolsa Família em Pernambuco são cobertas pelo próprio estado, sem depender de recursos federais. Essa medida isolada foi implementada durante a gestão do ex-governador Paulo Câmara e continua vigente sob o comando da atual governadora Raquel Lyra.

No que diz respeito ao pagamento do 13º salário para as famílias do estado, o benefício adicional será distribuído entre os dias 19 e 30 de junho, em uma única parcela de R$ 150. O valor será concedido de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do responsável pela família.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

10 horas ago