Chamadas

13º salário do INSS poderá ser antecipado com aprovação essa semana

A liberação da antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS pode deixar de ser uma promessa para se tornar uma realidade com uma aprovação que deve ocorrer está semana.

Para quem não sabe, o governo federal afirmou que o 13º salário dos aposentados e pensionistas será antecipado este ano. Inicialmente a medida estava prevista para acontecer nos meses de fevereiro e março, contudo, para que o governo possa liberar a antecipação do 13º salário, é necessário que o Congresso Nacional aprove Orçamento Geral da União de 2021.

Acontece que todos os gastos do governo se tornam limitados sem a aprovação do Orçamento, o que “trava” o governo de liberar medidas como estas, já que o governo não teria capacidade de autorizar uma antecipação de bilhões de reais.

Mas agora, após três meses de atrasos a votação para aprovação do Orçamento está prevista para acontecer essa semana. O Congresso Nacional entra em sua semana decisiva para aprovação do Orçamento.

O relator-geral do PLN 28/2020, o senador Marcio Bittar (MDB-AC), apresentará o relatório no final deste domingo (21). Em seguida o texto deve ser votado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) na próxima terça-feira (23) e na quarta-feira (24) no Plenário do Congresso Nacional.

Originalmente a proposta orçamentária era pra ter sido votada ainda em dezembro e para garantir que a votação do texto possa ocorrer nesta semana a presidente da CMO, a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) convocou uma reunião de líderes e nove reuniões deliberativas para a próxima semana.

Logo, com a aprovação do Orçamento o governo terá os gastos “destravados” e será possível realizar a antecipação do benefício aos aposentados e pensionistas do INSS. O que pode vir a acontecer entre os meses de abril e maio.

Tem direito a antecipação do 13º os, aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Já quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou renda mensal vitalícia não terá direito ao 13° salário do INSS.

A primeira parcela do 13º equivale a exatamente metade do valor do benefício mensal. Já a segunda, tem os descontos de Imposto de Renda, para quem é obrigado a pagar.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Imposto de Renda: Veja quem vai receber restituição em 2025

Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…

39 minutos ago

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

2 horas ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

12 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

13 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

14 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

16 horas ago