A liberação da antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS pode deixar de ser uma promessa para se tornar uma realidade com uma aprovação que deve ocorrer está semana.
Para quem não sabe, o governo federal afirmou que o 13º salário dos aposentados e pensionistas será antecipado este ano. Inicialmente a medida estava prevista para acontecer nos meses de fevereiro e março, contudo, para que o governo possa liberar a antecipação do 13º salário, é necessário que o Congresso Nacional aprove Orçamento Geral da União de 2021.
Acontece que todos os gastos do governo se tornam limitados sem a aprovação do Orçamento, o que “trava” o governo de liberar medidas como estas, já que o governo não teria capacidade de autorizar uma antecipação de bilhões de reais.
Mas agora, após três meses de atrasos a votação para aprovação do Orçamento está prevista para acontecer essa semana. O Congresso Nacional entra em sua semana decisiva para aprovação do Orçamento.
O relator-geral do PLN 28/2020, o senador Marcio Bittar (MDB-AC), apresentará o relatório no final deste domingo (21). Em seguida o texto deve ser votado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) na próxima terça-feira (23) e na quarta-feira (24) no Plenário do Congresso Nacional.
Originalmente a proposta orçamentária era pra ter sido votada ainda em dezembro e para garantir que a votação do texto possa ocorrer nesta semana a presidente da CMO, a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) convocou uma reunião de líderes e nove reuniões deliberativas para a próxima semana.
Logo, com a aprovação do Orçamento o governo terá os gastos “destravados” e será possível realizar a antecipação do benefício aos aposentados e pensionistas do INSS. O que pode vir a acontecer entre os meses de abril e maio.
Tem direito a antecipação do 13º os, aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Já quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou renda mensal vitalícia não terá direito ao 13° salário do INSS.
A primeira parcela do 13º equivale a exatamente metade do valor do benefício mensal. Já a segunda, tem os descontos de Imposto de Renda, para quem é obrigado a pagar.
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…