O projeto de lei 4367/2020 de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) que cria o 14° salário para os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), tramita aos poucos pelo Congresso.
O texto que foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família agora segue para outras comissões.
O objetivo da proposta é que aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS recebam em dobro o abono de final de ano, que será chamado de 14° salário.
A maioria dos deputados alegam que a proposta pode ser impulsionar a economia e socorrer a classe de segurados do INSS.
Segundo o relator do projeto, Deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), existe a necessidade de enquadrar a proposta na lei que prevê a existência de orçamento anterior ao pagamento do benefício.
Com o adiantamento do 13° salário nos anos de 2020 e 2021, é preciso agilidade para aprovação, pois muitos segurados se encontram sem previsão de ganhos para o final de ano.
A proposta que segue para as Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, seguirá para o Senado se for aprovada, e em seguida, para sanção presidencial.
Como o presidente pode vetar partes da proposta, cabendo à Câmara aprová-las ou não, a deputada Flávia Morais (PDT-GO) apresentou um substitutivo que garante o pagamento até 2023, se o projeto for aprovado.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.