Chamadas

14º salário do INSS não vai ser pago aos aposentados

Nas últimas semanas o tema do 14º salário do INSS vem ganhando relevância, tudo isso, devido ao final do ano e a espera interminável dos aposentados e pensionistas pela liberação do benefício.

No entanto, apesar dos aposentados e pensionistas ainda esperarem pelo benefício e pela enxurrada de informações quanto uma possível liberação do benefício.

Hoje vamos esclarecer um ponto muito importante, que está relacionado a inviabilidade da liberação do 14º salário do INSS este ano, e como o benefício tem cada vez menos chances de ser aprovado em algum momento.

14º salário não será pago em 2022

Infelizmente o Projeto de Lei 4367/20 que institui o pagamento do 14º salário emergencial não tem possibilidades de ser aprovado em 2022.

Para entendermos essa questão precisamos voltar um pouco no tempo, mais precisamente para o mês de junho, quando a proposta em questão dependia apenas da aprovação da Comissão de Constituição e Justiça para estar aprovada na Câmara dos Deputados.

Naquele período, o relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça, o deputado Ricardo Silva havia dado o parecer favorável para a proposta, onde deveria seguir para uma aprovação na respectiva Comissão e ser dada como aprovada na Câmara.

Todavia, naquele período o presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira, acabou retirando o Projeto de Lei em questão de pauta, submetendo a matéria à apreciação de uma comissão especial.

Como consequência, a proposta foi designada para várias comissões na Câmara e consequentemente a criação de uma comissão especial que deverá aprovar ou não a proposta.

Nesse sentido, desde o mês de junho, a proposta foi praticamente zerada, e todas as Comissões que já haviam aprovado a matéria em algum momento deverão analisar o texto novamente, além de novas Comissões que também deverão julgar o tema.

Dessa forma, não existe tempo hábil para que a proposta seja avaliada por todas as comissões competentes da Câmara e consequentemente ter o benefício liberado.

Vale lembrar ainda que, após toda uma possível batalha para ter a matéria aprovada na Câmara dos Deputados, o texto ainda dependerá de uma votação no Plenário do Senado e posteriormente a sanção presidencial para poder ser liberado.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

6 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

7 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

10 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

11 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago