INSS

14º salário do INSS será pago em 2022? Entenda

O 14º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um dos assuntos de maior interesse entre os segurados do órgão. Neste sentido, aposentados e pensionistas aguardam há quase dois anos a liberação do benefício, o qual não foi concedido nos anos de 2020 e 2021, contrariando o que havia sido previsto. 

A proposta referente ao benefício prevê um pagamento extra destinado aos assistidos pelo órgão, no intuito de reparar ou, ao menos, diminuir os impactos socioeconômicos sofridos pelos segurados.  

O 14º salário será liberado em 2022?

O objetivo da proposta é realizar duas transferências para compensar o que não foi pago em 2020 e 2021, de modo que um dos repasses aconteça em março deste ano, e o outro no mesmo mês em 2023. 

No entanto, para responder o questionamento que intitula este tópico, é preciso considerar o longo caminho que a proposta ainda precisa percorrer até, enfim, ser aprovada. 

O Projeto de Lei n.º  4367/20, de autoria do deputado Pompeo de Mattos, que institui o 14º salário já foi aprovado em quase todas as comissões da Câmara, de modo aguarda apenas a apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Por sua vez, para o benefício entrar em vigor, o texto ainda precisa ser aprovado no Senado Federal e em seguida receber sanção do presidente da república. 

Qual o valor do 14º e quem recebe?

Caso o PL passe por todo processo de tramitação e seja aprovado, o 14º será no valor correspondente à quantia recebida no benefício do segurado. No entanto, a medida colocou um teto de até dois salários mínimos, ou seja, quem recebe mais que este valor, será contemplado com o máximo fixado em R$ 2.424 (soma de 2 salários mínimos em 2022). 

Em relação a quem será contemplado pelo benefício, no caso de uma decisão favorável, o texto prevê o pagamento do 14º salário para os segurados que recebem os seguintes benefícios: 

  • Aposentadorias;
  • Pensão por morte;
  • Benefício por incapacidade temporária (Auxílio-doença);
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

12 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

15 horas ago