Chamadas

14º salário para aposentados do INSS é aprovado na Câmara

O 14° salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vem sendo esperado pelos aposentados e pensionistas desde de 2020. Parece que uma nova esperança se torna realidade, nesta quinta-feira (23), o projeto de lei que permite o pagamento do 14° salário, em caráter excepcional, foi aprovado na Comissão de Seguridade e Família da Câmara dos Deputados. Agora, seguirá para ser examinada pela Comissão de Finanças e Tributação, onde ainda aguarda a definição de um relator.

Depois o projeto passará pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois desta trajetória, sendo aprovada, seguirá para análise no Senado Federal. Sendo aprovada pelos senadores, seguirá para sanção presidencial.
O governo não vê com bons olhos uma possível liberação do 14° salário para aposentados e pensionistas, isso provoca o aumento de gastos do Orçamento.

Numa possível aprovação pelo Senado, caberá ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetar o projeto totalmente ou parcialmente, sendo que os vetos serão submetidos a votação do Congresso, que pode manter os vetos do presidente ou derrubá-los.

O deputado Pompeo de Mattos (PDE-RS) é o autor do projeto de lei 4.367/2020, que libera o pagamento do 14 salário para os aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social. As RGPS são pagas pelo INSS, referente aos anos de 2020 e 2021.

A deputada Flávia Morais (PDT-GO) é a relatora do tema na Comissão de Seguridade Social e Família, ela anexou à proposta original o projeto de lei 5.641, do deputado Áureo Ribeiro (SD-RJ), que propôs o pagamento do 14º até 2023.

Em seu parecer, a relatora defendeu: “Considerando que a proposta [original] não foi examinada em 2020, já tendo expirado o prazo de pagamento previsto, entendemos que o benefício poderá ser pago na forma prevista pelo Projeto de Lei nº 5.641, de 2020, ou seja, do ano de promulgação da proposta até 2023”.

O projeto original beneficia apenas os aposentados e pensionistas, no entanto, a Comissão de Seguridade Social e Família fez uma alteração no texto, incluindo as pessoas que recebem o auxílio-doença ou auxílio-acidente entre os beneficiários que terão direito ao 14° salário.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2025: Entenda a Ordem de Recebimento

O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…

18 minutos ago

PGFN estende prazos para regularizar pendências com dívida ativa da União

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…

30 minutos ago

Empresas têm até dia 28 para preencher o Relatório de Transparência Salarial

Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…

58 minutos ago

Reforma Tributária: cerca de 6 milhões de empresas têm apenas este ano para se adaptar às novas regras

Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…

1 hora ago

Câmara aprova PL que adapta Estatuto da Microempresa à Reforma Tributária

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…

1 hora ago

STF muda regra do salário-maternidade e surpreende trabalhadores

O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…

2 horas ago