Empresas do grupo:

Início » 14º salário para aposentados do INSS foi aprovado?

14º salário para aposentados do INSS foi aprovado?

por Ricardo
3 minutos ler
Foto: Agência Brasil

A iniciativa relativa a criação do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS surgiu em virtude da antecipação do 13º salário que ocorreu entre os meses de abril à junho de 2020, em decorrência da pandemia no país.

Acontece que diante de um cenário desesperador, principalmente com o lockdown em diversas regiões do país, os aposentados e pensionistas do INSS acabaram gastando todo valor da antecipação, o que deixou diversos segurados do INSS sem qualquer previsão de um valor extra, como ocorria com a liberação do 13º salário.

Logo, diante desse cenário o Senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou o Projeto de Lei nº 3.657/2020, que tinha como objetivo dobrar, o abono anual dos segurados e dependentes do RGPS, instituindo, na prática, um 14º salário em favor dos segurados do INSS.

No geral a medida se destinava à quem recebia os seguintes benefícios:

  • Auxílio-doença
  • Auxílio-acidente
  • Aposentadoria
  • Pensão por morte
  • Auxílio-reclusão.
INSS

Quais as chances da liberação do 14º?

É preciso estar ciente, que como a medida não foi votada no ano passado, nada impede que a mesma seja votada e aprovada em 2021. Contudo o governo federal vem defendendo a bandeira de que não é mais possível aumentar os gastos do governo, tendo que ser respeitado o teto de gastos públicos.

Além disso, com a nova projeção para liberação do Auxílio Emergencial, a liberação do 14º salário que será um gasto adicional para o governo se torna cada vez menos provável de ser liberada.

Quando vou receber o 14º salário?

O cidadão precisa estar ciente de que a medida que cria o 14º salário não foi aprovada e que por enquanto a medida é apenas um Projeto de Lei (PL) e como toda PL existem os trâmites necessários para que a proposta possa vir a ser aprovada ou rejeitada.

Se você já ouviu alguém te dizer que o 14º salário foi aprovado, você deve tomar muito cuidado, pois uma medida como está com certeza ganhará grande repercussão caso venha à ser aprovada o que não é o caso da medida que está cada vez mais longe de aprovação.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More