Chamadas

14º salário para aposentados do INSS, vai ou não ser liberado?

O final do ano já chegou, faltam exatamente 79 dias para o ano acabar, e sendo bem sincero, que ano foi esse em. Junto com a contagem para o ano novo muitos cidadãos acabam começando a pensar nos principais impostos acometidos todo inicio de ano como IPTU, IPVA dentre outros.

O que tem pesado para muitos, principalmente para os aposentados do INSS é a possível liberado de um 14º salário para os segurados do instituto. Se você quer acompanhar como está o andamento do Projeto de Lei que libera o salário extra para aposentados e pensionistas, acompanhe!

Projeto de Lei ainda pode liberar o 14º?

Que o Projeto de Lei (PL) ainda pode liberar o 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS, ainda é bem possível, contudo, infelizmente não há uma previsão legal de que o pagamento do salário extra ocorra, isso porque a medida ainda é um projeto de lei e ainda está em tramitação no no Senado e sem votação.

A intenção da PL é pagar um valor extra apenas para este ano de 2020, considerando o impacto econômico causado as famílias com a pandemia de Covid-19. Em suma o texto considera dobra o valor do abono anual pago, o que significa na prática o pagamento do 14º salário aos segurados do INSS.

13º salário já foi pago

Neste ano de 2020, as duas parcelas do 13º salário dos aposentados e pensionistas foram adiantadas no primeiro semestre, onde:

  • A primeira parcela com um total de 50% do benefício foi pago entre os dias 24 de abril a 8 de maio.
  • Já a segunda parcela onde ocorre os descontos como o desconto de Imposto de Renda foi pago entre os dias 25 de maio a 5 de junho.

Origem do Projeto de Lei que cria o 14º salário

O projeto de lei que cria o 14º salário para aposentados e pensionistas surgiu através de uma Sugestão Legislativa (SUG) criada pelo advogado Sandro Gonçalves, onde a sugestão foi apresentada ao senador Paulo Paim (PT-RS).

O texto da PL justifica que devido ao adiantamento do 13º, que inclusive foi adiantado como suporte aos segurados no inicio da pandemia deixará os aposentados e pensionistas desamparados ainda no final do ano.

Logo o 14º salário serviria como socorro aos segurados que fazem parte do grupo de risco durante a pandemia e ainda injetaria recursos na economia no inicio de 2021.

Na coluna de Giane Guerra, da Gaucha ZH, o senador Paulo Paim disse que – Até o momento, não há previsão de votação. Tem um apoio popular muito grande, mas depende do colégio de líderes e do presidente do Senado para ser pautado. Precisa de mobilização. Se for a voto, creio eu que seria aprovado –.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

43 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago