O conhecimento é uma das principais exigências do contador para o exercício de sua atividade. É também uma forma de se destacar em meio à multidão, oferecendo soluções eficientes aos clientes. Mas em quais fontes buscar esse conteúdo? Este artigo se propõe a mostrar que livros de contabilidade são uma ótima opção.
Vamos conhecer agora 15 ótimos livros de contabilidade para ampliar seus conhecimentos e torná-lo um contador mais preparado e atualizado para os desafios diários da sua profissão.
Autor: Edison Carlos Fernandes
Editora: Trevisan
Apresenta a relação entre Direito Comercial e Contabilidade. O autor defende que tais ciências devem andar lado a lado, com o objetivo de organizar as relações empresariais. Fernandes aborda o contexto histórico, destacando a evolução das relações jurídicas e financeiras e como tudo isso impactou na forma como as decisões empresariais são tomadas hoje
Autores: Eliseu Martins, Sérgio de Iudícibus, Ariovaldo dos Santos e Ernesto Rubens Gelbcke
Editora: Atlas
Como o próprio nome indica, é um dos mais completos manuais aplicados a sociedades. Não por acaso, ficou conhecido como A Bíblia dos Contadores. É obrigatório para contadores em formação ou recém-graduados, pois traz normas, interpretações legais e orientações diversas relacionadas à harmonização contábil com a adoção de regulamentos internacionais.
Autor: Eliseu Martins
Editora: Atlas
Apesar de ser uma obra técnica, Contabilidade de Custos tem uma linguagem acessível, muito em razão da habilidade de seu autor, Eliseu Martins, que é figura reconhecida no meio contábil. Traz desde conceitos básicos a metodologias de trabalho, culminando na tomada de decisões gerenciais a partir das informações colhidas. É bastante indicado para quem deseja uma especialização.
Autores: Eliseu Martins, Sérgio de Iudícibus, Alkindar de Toledo Ramos, Edilson Castilho, Eduardo Weber Filho, Luiz Benatti, Ramom Domingues Jr. e Stephen Charles Kanitz
Editora: Atlas
Outro livro obrigatório para quem está iniciando na área contábil. A obra foi escrita por alguns dos melhores professores da Universidade de São Paulo, tem linguagem clara e informações atualizadas sobre leis e normas. Aborda conceitos comuns à atividade do contador e é utilizado por instituições de ensino para preparar os novos profissionais.
Autor: José Carlos Marion
Editora: Atlas
Muitos livros focam na técnica, mas a obra de José Carlos Marion aborda com propriedade a análise e compreensão dos relatórios contábeis. Por suas características, estamos falando de um livro bastante útil para contadores aplicarem no seu dia a dia e, inclusive, indicarem a alguns de seus clientes.
Autor: Láudio Camargo Fabretti
Editora: Atlas
A obra já está em sua 15ª edição, servindo como manual para contadores que atuam na área tributária. Com linguagem esclarecedora quanto a conceitos tributários e uma abordagem bastante didática, Fabretti destaca o atual papel do contador e a necessidade crescente de atualização profissional.
Autor: Instituto Endeavor
Editora: Campus / Elsevier
Embora voltado a empreendedores, trazendo o depoimento de 50 empresários brasileiros, está entre as leituras recomendadas a contadores por posicionar a contabilidade entre uma série de desafios para uma empresa dar certo no país. Para interessados em gestão fiscal e tributária, é uma obra e tanto.
Autor: João Eudes Bezerra Filho
Editora: Atlas
Você tem interesse pela atuação na contabilidade pública? Então, essa obra é um bom começo. Atualizado de acordo com normas nacionais e internacionais, o livro fala das características e desafios da aplicabilidade da contabilidade patrimonial no setor público brasileiro.
Autores: André Luis Fernandes Limeira, Carlos Alberto Dos Santos Silva, Carlos Vieira, Raimundo Nonato Souza Silva
Editora: FGV
Aborda a relevância da contabilidade no meio empresarial, destacando-a como uma ferramenta fundamental para o processo decisório. Dá importante destaque aos relatórios contábeis, sua utilidade e critérios de análise. Também fala sobre os indicadores de desempenho que mapeiam a situação econômica, financeira e operacional da empresa.
Autor: Rubens Manzatti
Editora: Trevisan
A obra coloca uma importante questão em evidência: estariam as faculdades formando profissionais voltados às grandes empresas? A partir daí, Manzatti apresenta um plano de gestão voltado aos pequenos empreendimentos, incluindo controle de estoque e do caixa. A metodologia por ele adotada pode facilmente ser aplicada a negócios de atividades diversas.
Autor: Ricardo de Freitas
Editora: Clube de Autores
Seu escritório ainda não possui uma estratégia de marketing ou não sabe como elaborar uma? Então, essa obra é de leitura obrigatória. É a primeira a falar das vantagens do marketing para empresas de contabilidade, abordando temas como cadastro e retenção de clientes, gestão de redes sociais, marketing pessoal, entre outros.
Autor: Manoel de Almeida Henrique
Editora: Trevisan
Seu escritório ainda enfrenta dificuldades com a escrituração nos moldes do Projeto de Escrituração Pública Digital (SPED)? A convergência do setor para um padrão internacional é destacada no livro, que explica ainda todo o processo de cumprimento das obrigaçõestributárias principal e acessórias, além do cruzamento de informações pelo Fisco.
Autor: Roberto Dias Duarte
Editora: Ideas Work
O SPED Contábil e Fiscal aparece novamente, agora na obra de Duarte, que traz uma visão aprofundada sobre a implantação do processo no país. São assuntos abordados pelo autor: notas fiscais eletrônicas, Simples Nacional, certificação digital e sistema de gestão online.
Autor: Franklin Santos
Editora: Clube de Autores
Essa é uma obra da série de livros de Franklin Santos sobre oportunidades profissionais no meio contábil, com destaque ainda para o livro Auditoria Contábil. O contador que deseja atuar como perito tem aí uma leitura obrigatória,
Autor: Carlos Eduardo Barros Leite
Editora: FGV
Essa é uma obra de abordagem histórica, mas sobretudo educacional. No livro, o autor relata os principais acontecimentos e sua influência sobre a evolução da contabilidade no Brasil e destaca o fundamental papel do ensino para o desenvolvimento da profissão e para seu maior reconhecimento junto à sociedade atual.
Neste artigo, apresentamos 15 sugestões de livros de contabilidade voltados a profissionais em diferentes estágios da carreira. Como dica final, fica o recado: não importa se você é um estudante ou veterano, manter-se atualizado é preciso. E, para isso, nada melhor que uma boa leitura. Via ContaAzul
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…