Categories: ChamadasINSS

15 profissões que podem garantir direito a Aposentadoria Especial

pedido de aposentadoria especial é um direito de todo contribuinte que trabalha ou já trabalhou em atividades insalubres ao longo da sua vida profissional, ou seja, profissões que de algum modo acarretam riscos para a saúde ou à integridade física do trabalhador por expor a pessoa a agentes nocivos como calor, ruído ou contato com produtos químicos, de forma contínua e ininterrupta, em níveis de exposição superiores aos estabelecidos por cada legislação.

Desse modo, todo cidadão que trabalha nestas condições pode pedir o benefício em prazos que variam entre 15, 20 ou 25 anos, de acordo com o caso.

Sem tempo para ler? Ouça essa matéria clicando no vídeo abaixo:

Profissionais com direito a este benefício

Independentemente da profissão, qualquer atividade pode dar o direito a esse tipo de aposentadoria, mas para isso é necessário que seja feita a comprovação de que a pessoa tenha realmente realizado uma função considerada de risco a saúde e a integridade física por, pelo menos, 180 meses ao longo da sua vida profissional.

Com isso, as atividades que geralmente concedem o direito a aposentadoria especial são as ligadas as áreas da saúde como auxiliares de laboratório; operadores de raio-X; médicos ou enfermeiras, que se expõem a agentes biológicos; vigilantes e guardas municipais armados; metalúrgicos que lidam com agentes químicos, óleos ou estão expostos a ruído constante; frentistas e motoristas que transportam combustível; trabalhadores do setor plástico ou siderúrgico; entre outros.

Exceções INSS

Algumas atividades profissionais permitem uma aposentaria pelo INSS com tempo reduzido devido ao alto risco causado pela exposição a agentes ainda mais agressivos ao bem-estar e a saúde do trabalhador.

Empregados que atuam no subsolo na retirada de minério, nas frentes de trabalho, têm direito a aposentadoria especial com 15 anos de serviço. Já aqueles que atuam no mesmo ramo, mas afastados das frentes de trabalho ou aqueles que operam expostos diretamente ao asbesto (amianto), por exemplo, se aposentam com duas décadas de contribuição.

Profissões que podem garantir aposentaria especial

  • Médicos,
  • Auxiliar de laboratório:
  • Enfermeiros,
  • Dentistas,
  • Engenheiros,
  • Mecânico
  • Aeronautas,
  • Eletricistas,
  • Motoristas e cobradores de ônibus,
  • Motoristas e ajudantes de caminhão,
  • Frentista em posto de gasolina,
  • Técnicos em radiologia,
  • Bombeiros,
  • Investigadores
  • Guardas com uso de arma de fogo,
  • Metalúrgicos,
  • Soldadores

Para ter direito a aposentadoria especial, além do tempo de contribuição e idade exigidos pela previdência em todas as profissões acima, é necessário que o trabalhador tenha comprovação de que sua atividade tenha exposição aos agentes químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais por período exigido por lei pelo INSS.

Homens e mulheres

Como o principal objetivo da aposentadoria especial e a proteção da saúde e da integridade física do empregado, a legislação vigente não faz distinção entre gênero, nem determina um limite de idade para que o benefício possa ser concedido. Com isso, o período de contribuição exigido é o mesmo tanto para homens quanto para mulheres que só terão cálculos diferenciados se for solicitada a conversão do tempo de contribuição especial para comum.

Reforma da previdência

Se aprovada nos moldes que foram apresentados pelo governo federal esta reforma da Previdência Social também afetará esse grupo de trabalhadores.

Dentre as principais mudanças propostas pela nova lei, as aposentadorias especiais poderão ter a fixação de uma idade mínima para o pedido do benefício. Além disso, o profissional que atingir o tempo mínimo de contribuição passará a ter o mesmo calculo redutor aplicado nas outras aposentadorias, ou seja, receberá 70% da média salarial e não mais 100%, para conseguir receber de forma integral ele terá que contribuir por mais tempo.

Mudanças que estão sendo criticadas por várias entidades de classe, principalmente aquelas ligadas a setores e a profissionais que atuam em atividades consideradas de risco.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo original Aposentadoria INSS

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Consulta ao PIS/Pasep 2025 liberada HOJE. Veja onde conferir!

A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…

37 minutos ago

5 Alternativas de Empréstimos Sem Comprovação de Renda e Análise de Crédito

Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…

1 hora ago

Corinthians Propõe Plano de Pagamento de Dívidas e Busca Estabilidade Financeira e Fiscal

O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…

1 hora ago

MEI 2025: entenda o limite de faturamento para não ser excluído

Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…

2 horas ago

Alerta: Benefício do INSS pode ser Suspenso por falta de Saque, Entenda!

Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…

2 horas ago

Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal

A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…

2 horas ago