O Governo do Estado deve obter 18.300 doses da vacina infantil da Pfizer por meio da Secretaria Estadual de Saúde.
O Ministério da Saúde prevê que os primeiros lotes sejam enviados para os Estados a partir desta sexta-feira (14).
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou a importância de iniciar a vacinação para crianças de 5 a 11 anos.
“Neste momento abrupto da doença, a vacinação de crianças é uma medida acertada. Principalmente na iminência do retorno as aulas. Em parceria com os municípios, vamos vacinar o maior número possível de crianças logo nos primeiros lotes”.
Mato Grosso do Sul receberá 18.300 doses da vacina para crianças de 5 a 11 anos, onde 7.268 para crianças indígenas e 9.202 para demais crianças.
O Ministério também enviará 1.830 doses da vacina como reserva técnica.
O Ministério da Saúde informou que o valor enviado a cada estado pode variar devido a análise do INCQS e leituras do monitoramento de temperatura durante o transporte.
As doses ficarão armazenadas no prédio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica e serão distribuídas a todas as cidades de forma imediata.
O número de doses que cada município receberá será determinado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Segundo estimativas do IBGE, existem 301.026 crianças de 5 a 11 anos no Mato Grosso do Sul.
A Secretaria de Estado de Saúde autorizou os municípios a vacinar crianças de 5 a 11 anos sem solicitação médica, bastando um dos pais ou responsável com a documentação da criança para acompanhamento.