Empresas do grupo:

Início » 1ª parcela do Auxílio vai começar semana que vem ou em Abril?

1ª parcela do Auxílio vai começar semana que vem ou em Abril?

por Ricardo
2 minutos ler
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A PEC Emergencial que autoriza uma nova rodada de pagamentos do Auxílio Emergencial, finalmente foi aprovado tanto pelo Senado Federal na semana passada, quanto pela Câmara dos Deputados nesta última quinta-feira.

Neste momento o Congresso aguarda para a promulgação da PEC a tempo de garantir que o pagamento do auxílio seja pago ainda este mês de março. Caso o texto seja promulgado ainda nesta sexta-feira o presidente Jair Bolsonaro pode editar a Medida Provisória (MP) que vai permitir o pagamento do auxílio garantido para este mês.

Contudo, segundo apurado pelo jornal O Globo, pode ser que a PEC não deve ser promulgada a tempo de garantir que o benefício seja pago ainda no mês de março. Segundo informações, os técnicos do governo agora estão com a expectativa de que o texto entre em vigor somente na próxima semana, quando o Executivo poderá editar a MP que define as regras e condições do benefício.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Aplicativo auxílio emergencial do Governo Federal. / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Logo, caso a PEC seja promulgada hoje dando espaço para que o Executivo edite a MP também nesta sexta o pagamento pode ficar garantido para este mês, sendo liberado à partir da próxima quinta-feira (18) de março para inscritos do Bolsa Família.

No entanto, caso ocorram atrasos na promulgação da PEC, o que consequentemente atrasara a edição da MP, a liberação do auxílio emergencial deve ocorrer apenas a partir dos quinze primeiros dias de Abril para os beneficiários inscritos via aplicativo e site, e a partir do dia 16 de abril para inscritos do Bolsa Família.

O texto negociado com os parlamentares retira o gasto com o auxílio emergencial das restrições fiscais. O limite estabelecido pela PEC para o pagamento da assistência em 2021 é de R$ 44 bilhões, que ficarão fora do teto de gastos deste ano.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More