Vamos ser sinceros: uma empresa que não investe em inovação é uma empresa desvalorizada no mercado. Ou seja, qualquer concorrente que invista passa a ser melhor reconhecida que ela.
A grande verdade é que o perfil do consumidor mudou. Antes ele ia de loja em loja até achar algo que o agradasse. Atualmente, esse tempo não existe. O produto precisa ser de última geração e de fácil consumo.
De modo geral, é fato afirmar que a competitividade entre as empresas aumentou, e que os clientes não querem mais do mesmo, precisa existir a novidade. Uma empresa que não inova coloca em risco a sua relevância no mercado.
Pensando nisso, listamos para você algumas lições de inovação que você precisa saber para que seu negócio decole. Vamos lá?
É claro que, como todo empreendimento, o seu também apresentará problemas. Quando isso acontece, é normal que os gestores foquem no problema e fiquem percam horas e mais horas se lamentando. Esse é um erro que deveria ser evitado.
Quando pensamos em inovação, logo vem em mente algo que ainda não existe. Mas não necessariamente devemos considerar apenas isso como o novo. Identificar um problema e pensar em alternativas para saná-lo já é inovação.
Pensa bem: quando um celular começa a apresentar problemas, um novo é lançado, certo? Ele não é um equipamento totalmente novo e revolucionário mas, por apresentar novas funções, é inovador.
É importante levantar os problemas presentes na sociedade também. Faça as seguintes perguntas: O que está em falta? O que tem apresentado problemas? Atualmente, quais são as principais reclamações dos clientes? Levante todas as possibilidades e pense em soluções para eles.
O processo inicial de qualquer produto inovador tem início dentro da própria empresa. Reuniões de brainstorming, cálculo de custos e planejamento bem definido. Tudo é fundamental para que a inovação se confeccione em um excelente produto.
Claro que esse processo inicial é importante, mas a inovação só será validade, de fato, quando chegar ao mercado. Por isso é necessário ouvir o cliente. Por exemplo, não adianta você desenvolver uma linha super tecnológica de tubo galvanizado se ela não for bem aceita pelo público.
Quando isso acontece, a empresa acaba tendo um grande prejuízo nos investimentos realizados. E isso seria facilmente resolvido com uma pesquisa de mercado e testes realizados com os próprios clientes.
Pense bem em tudo que envolve sua marca e como ela pode resolver problemas dos seus cliente. Se você desenvolve resina epóxi, ela precisa resolver problemas que a versão anterior do produto não era capaz de solucionar.
Isso serve, também, para o equipamento de proteção individual. O produto é inovador quando é aceito no mercado. Tenha isso sempre em mente. Não adianta investir em tecnologia de ponta se o mercado não pede aquele tipo de serviço. Por isso, esteja sempre atento ao que acontece ao seu redor e não deixe passar nada.
Este artigo foi escrito por Iago Martins, criador de conteúdo do Soluções Industriais
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