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2025 próspero: 5 dicas para o pequeno empreendedor alavancar seu negócio 

por Mariana Freitas
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Empreender não é uma tarefa fácil. Por trás de um “negócio de sucesso”, existem uma série de estratégias e planos que auxiliam o empreendedor no desafio de manter o seu empreendimento funcionando ou até mesmo, dar aquele empurrão inicial para quem deseja mudar de segmento no próximo ano.    

Pensando neste cenário, Alexandre Wyllie, Diretor Executivo de Vendas e Marketing da IOB, que une Inteligência em legislação e Tecnologia avançada para resolver os desafios de contadores e de empresas de todos os portes, listou alguns pontos importantes de atenção do empreendedor ao abrir um negócio ou alavancar a iniciativa que ainda não deslanchou. As dicas são ótimos caminhos para um 2025 próspero! 

1. Como identificar as tendências do setor em que atuo?

Todo empreendedor deve estar a par das tendências do ramo em que atua, identificando oportunidades importantes de negócio. Para Wyllie, antes de abrir o negócio, é importante que seja feita uma análise do ambiente de negócios do segmento em que se deseja empreender, pensando em questões práticas como: “tenho eficiência operacional para empreender nesse ramo? Tenho as ferramentas necessárias?”, conta o Executivo.  

Já para os que já começaram o negócio e ainda não analisaram seu posicionamento enquanto empreendedor, a dica é partir para uma análise comparativa do mercado. “Qual o tamanho do mercado no meu segmento de negócio? Qual meu público-alvo? Qual a volumetria de produtos e/ou serviços que meu negócio vende? Assim, posso entender se estou no caminho certo e ir para a análise de tendências. Não adianta analisar uma tendência se eu ainda não tenho os elementos de eficiência operacional para manter o negócio funcionando”.   

2. Como utilizar a tecnologia a favor do meu negócio?

“Começando pelo começo”, explica Wyllie. Segundo o Diretor, empreendimentos que contam, sobretudo, com vendas e prestação de serviços, é fundamental que o empreendedor tenha um emissor de notas eficiente que conte com um sistema de inteligência para realizar a emissão das notas corretamente – como o IOB Emissor, que faz a validação dos campos e das alíquotas tributárias antes mesmo da emissão da Nota Fiscal.  

“Mais do que vender, o empreendedor tem que entender quais impostos incidem em seu negócio, o quanto ele vai ganhar, qual o impacto da tributação etc. Só assim, ele pode precificar seu produto de forma em que seja possível operar com o mínimo de margem de segurança financeira”, diz o Diretor de Vendas e Marketing da IOB.  

3. Como identificar o público-alvo do meu negócio? Como atingir esse público?

Para os novos empreendedores, é possível atuar com um público menor – Wyllie chama de “grupo de controle”. Começar com um grupo limitado, identificar a quantidade de demandas que este grupo requer e, na prática, entender o quanto o negócio pode oferecer. “Quando controladas as demandas deste pequeno grupo, eu consigo projetar e estimar quais serão meus desafios, caso amplie meu negócio”, explica.  

4. Quais métricas acompanhar na gestão do meu negócio?

Para Wyllie, o item principal da gestão deve ser o controle financeiro: “não é falta de lucro que faz uma empresa quebrar, é a insuficiência de fluxo de caixa”. Assim, é importante que o empreendedor busque se capacitar em relação à gestão financeira do seu negócio.  

“O fluxo de caixa é que determina a saúde da empresa. Às vezes a gente gasta mais do que ganha, é como usar cartão de crédito – com um bom gerenciamento, é possível driblar os apertos financeiros”, comenta. 

5. Como manter a satisfação dos clientes a longo prazo?

Mais importante que conquistar o cliente é fidelizá-lo. Segundo Wyllie, os passos são: adquirir, engajar, rentabilizar, reter e renovar. 

• Adquirir: é o momento de conquistar o cliente, convencê-lo de que o serviço e/ou produto que seu negócio oferece é mais vantajoso que o da concorrência;  
• Engajar: após a venda do produto ou serviço, é importante que o cliente interaja com a marca e conheça outros serviços; 
• Rentabilizar: após o engajamento é a hora de rentabilizar – mostrar aquele cliente outros produtos e serviços que possam agregar valor ao que ele já adquiriu; 
• Reter: adquirindo novos produtos, o cliente está na fase de retenção, mantendo-se fiel à sua marca; 
• Renovação: por fim, após cumprir toda esta jornada com sucesso, o cliente pode voltar a utilizar seu serviço e até recomendá-lo a outras pessoas.   

IOB I Tecnologia e Inteligência

A IOB une Inteligência em legislação e Tecnologia avançada para resolver os desafios de contadores e de empresas de todos os portes. Referência nas áreas fiscal, contábil, tributária, trabalhista, previdenciária e jurídica, se destaca pela confiabilidade aliada às soluções tecnológicas, inteligentes e humanizadas para cada cliente. 

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