As famílias de baixa renda que se inscreverem no Cadastro Único, popularmente conhecido como CadÚnico podem contar com uma série de benefícios além da inscrição em programas como o Bolsa Família.
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. São consideradas famílias de baixa renda aquelas que possuem renda mensal por pessoa (renda per capita) de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.135,00).
Com o Cadastro Único é possível conhecer a realidade socioeconômica das famílias de baixa renda do DF, a partir de informações sobre todo o núcleo familiar, das características do domicílio, as formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.
As informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.
Os brasileiros que se inscrevem no CadÚnico podem contar com diversos benefícios que vão além do Bolsa Família, confira:
O primeiro passo para se inscrever no CadÚnico é saber se você se enquadra nas regras que são as famílias que:
Além disso, pessoas em situação de rua também podem estar cadastrados, independentemente da situação familiar.
Ao se enquadrar nos requisitos solicitados, basta se dirigir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo no município em que reside.
Requisitos para o CadÚnico
Além disso, é importante apresentar pelo menos um dos documentos a seguir de todos os membros da família:
Também é importante apresentar um comprovante de residência atual, podendo ser uma conta de energia ou água. Além disso, é importante que a família sempre mantenha os dados atualizados caso ocorra alguma mudança. No geral, é necessário realizar um novo cadastro anualmente, com base na data da inscrição anual.
No caso de famílias indígenas ou quilombolas é possível apresentar a Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) ou Carteira de Trabalho.
Você pode consultar o CadÚnico pelo site do Ministério da Cidadania, pelo app Meu CadÚnico e pelo telefone 0800 707 2003.
Para consultar via site
Para consultar via aplicativo
Para consultar via Telefone
O telefone de contato para consulta é 0800 707 2003, opção 5. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer aparelho. Os horários de atendimento são:
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…