Fique Sabendo

3 dicas de organização financeira para motoristas de aplicativo

Com o aumento de trabalhadores autônomos e microempreendedores individuais no Brasil, sobretudo durante o período da pandemia de COVID-19, os serviços de motorista por aplicativo têm aumentado significativamente no país. E, com essa nova forma de trabalhar, desencadeada pela falta de empregos formais, vem, também, uma nova forma de organizar as finanças.

De acordo com dados do Instituto Locomotiva, o Brasil tem 20% da sua população adulta que se utiliza de aplicativos como fonte de renda, resultando em uma totalidade de 32,4 milhões de pessoas. Por isso, falar sobre organização financeira é essencial: trata-se de uma nova forma de trabalhar, em uma nova economia que ainda sofre com os impactos da pandemia.

Leia também: Como se recolocar no mercado de trabalho sendo motorista de aplicativo?

Se você é uma dessas pessoas que trabalha com aplicativos, confira, a seguir, dicas para manter suas contas sempre em dia:

Anote todas as suas despesas e o seu faturamento

É extremamente importante saber o quanto você precisa desembolsar para efetivamente trabalhar. Os custos como limpeza do carro, combustível, manutenção do automóvel e deslocamento contam muito na hora de calcular o seu lucro.

Faça uma conta do seu fluxo de caixa para dividir os recursos que recebe, de preferência semanalmente, para ter um bom cálculo de média. Dessa maneira, os seus ganhos ficam estruturados, você consegue visualizar melhor o quanto você ganha e pensar em possíveis metas para alcançar.

Leia também: Confira os preços do seguro dos carros mais vendidos no Brasil no mês de Julho

Crie reservas emergenciais

Pode parecer difícil a princípio, mas é possível criar uma reserva emergencial. Na verdade, é essencial que você a tenha para os casos de imprevistos. Afinal, a vida de autônomo pode ter muitos imprevistos – como problemas de saúde, problemas no automóvel, acidentes de trânsito ou mesmo altas do combustível e baixos valores dinâmicos do aplicativo.

Por isso, calcule seus recursos e sempre inclua uma reserva emergencial para você guardar mensalmente. Dessa forma, você consegue se assegurar de que terá como pagar suas despesas, caso aconteça.

Pense em novas possibilidades para economizar

Muitos motoristas buscam por financiamento de carros mais modernos para começar a trabalhar com aplicativos. Mas, na prática, será que realmente vale a pena? Considere algumas alternativas ao financiamento, como, por exemplo, pagar um carro um pouco mais antigo à vista, ou o aluguel de carros.

Em grandes capitais brasileiras, é muito comum ver aluguel de carros para Uber em São Paulo, por exemplo. O valor do aluguel pode ser mais em conta do que um financiamento, e você consegue pagar seguros-acidentes e a terceiros incluídos na mensalidade.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Envio do Coaf é recomendável mesmo fora do prazo. Saiba o motivo

O Coaf recebe, examina e identifica ocorrências suspeitas de atividade ilícita e as comunica às…

6 minutos ago

6 erros fatais que um contador pode cometer em uma empresa

Os erros de contabilidade podem colocar uma empresa em grandes apuros. Isso porque o gerenciamento…

32 minutos ago

DAS-MEI mais caro a partir de 20 de fevereiro. Veja novo valor

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) devem ficar atentos pois entrou em vigor o novo valor da…

41 minutos ago

Evite erros e pague menos impostos: entenda o cálculo da alíquota efetiva no Simples Nacional!

A alíquota efetiva do Simples Nacional é o percentual real de imposto pago, calculado com…

1 hora ago

MEI, aprenda como vender para o Governo!

O Microempreendedor Individual (MEI) possui muitas vantagens, como a possibilidade de realizar vendas para o…

2 horas ago

Reforma Tributária vai deixar o Churrasco mais Caro

No dia 16 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto…

2 horas ago