Investir em uma franquia é um empreendimento bastante vantajoso para empresários independentes. Ao apostar em marcas e empresas famosas, torna-se possível obter lucros em um ritmo mais rápido, além de poder usufruir de um modelo de negócios que já está bem estabelecido no mercado. Contudo, diferentemente do que muitos podem pensar, não basta apenas injetar o dinheiro e esperar que o investimento se pague sozinho.
Existem inúmeros casos de franquias famosas que acabaram não dando certo em pontos específicos. Isso não significa que a marca é ruim ou malvista – apenas que o empresário não se atentou a alguns detalhes cruciais na hora de fazer o investimento. Tratam-se de erros comuns que podem colocar a longevidade do negócio em jogo, então é ideal que todos que decidirem se aventurar neste mercado saibam bem o que estão fazendo.
A seguir, confira alguns dos principais erros cometidos em franquias que precisam ser evitados a todo custo.
Falta de conhecimento sobre a franquia
Para que o investimento funcione, é essencial que o empreendedor conheça a franquia na qual está investindo e esteja disposto a seguir seu modelo de negócios. Existem franquias dos mais diversos mercados e segmentos, então tudo já começa com uma ampla pesquisa do nicho em que está planejando empreender.
Não adianta investir em uma marca somente pela sua popularidade. Apesar de ser um modelo de negócios mais simples do que abrir uma empresa do zero, na prática o processo ainda é o mesmo, sendo preciso pesquisar a respeito do público-alvo, da concorrência, de possíveis oportunidades que podem ser exploradas, etc.
Por isso, o primeiro erro que deve ser evitado é investir em uma franquia da qual se tem pouco conhecimento.
Não seguir os padrões da própria marca
A vantagem de investir em uma franquia está justamente no fato de receber um modelo de negócio pronto para ser utilizado, sem precisar planejar fatores como nome da marca, produtos a serem vendidos, campanhas de marketing, etc.
Contudo, não é incomum que alguns empreendedores acabem saindo desses padrões e tomando atitudes que destoam da cultura organizacional da sua franquia. Fazer mudanças na identidade visual, alterar os preços ou o próprio processo operacional nunca é bom negócio.
Seguir os direcionamentos da marca é um requisito fundamental.
Não escolher um local estratégico
É fato que franquias famosas tendem a funcionar em qualquer lugar – desde que o ponto escolhido seja estratégico. Não adianta investir em uma marca popular e inseri-la em um local com baixa circulação de pessoas ou com presença fraca do público-alvo que se deseja atingir.
A escolha do local é um fator-chave para o sucesso de qualquer negócio, e, com franquias, não poderia ser diferente. A busca pelo ponto ideal pode levar tempo, então a melhor opção é fazer tudo isso com calma e paciência. Para aqueles que não desejam lidar com os custos de um aluguel, ainda existe a possibilidade de adquirir um imóvel em leilão por preços bem abaixo do mercado, o que certamente garantirá uma vantagem econômica.