Imagem por serasa experian
O score diz respeito a uma pontuação de crédito que cada cidadão brasileiro possui, esse score é medido pelos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa e é utilizado por financeiras para verificar o perfil das pessoas, se elas tendem ou não a pagar suas contas para que seja concedido algum tipo de crédito.
Essa pontuação vai de 0 a 1000, onde quanto mais próximo do zero menores são as chances do consumidor pagar suas dívidas e quanto mais próximo de 1000, maiores são as chances do consumidor pagar suas pendências.
Contudo, existem alguns mitos espalhados pela internet e também por crendice popular, de que ao realizar determinadas ações o score de crédito pode aumentar mais rapidamente.
Hoje vamos falar sobre três mitos que as pessoas acreditam e que podem aumentar o score de crédito mas que de fato não contribuem em nada para isso.
Um dos maiores mitos que temos quanto ao score é acreditar que colocar o CPF na nota fiscal pode ajudar o consumidor a aumentar o score por “mostrar” que a pessoa está realizando compras.
Mas isso não tem nada haver e inclusive nem é utilizado pelos órgãos de proteção ao crédito para calcular a pontuação do score de crédito.
Adicionar o CPF na nota fiscal faz com que o cidadão contribua com o governo do estado para que seja possível controlar a tributação fiscal do comércio e do ICMS, combatendo a sonegação de impostos, fraudes, dentre outros.
Outro mito muito comum das pessoas é acreditarem que ao pagarem uma dívida a pontuação aumentará rapidamente.
De fato pagar uma dívida contribui com o aumento do score de crédito, contudo, leva-se tempo para que o score aumente, afinal de contas os órgãos de proteção ao crédito analisam todo o comportamento do consumidor e não uma única atitude ou ação.
Sendo assim, é extremamente importante que o consumidor liquide com suas dívidas o mais rápido possível para que gradativamente o score de crédito possa aumentar, pois leva-se tempo para que isso aconteça.
Essa é uma outra mentira que muita gente acredita. Independente de qual seja o salário do cidadão, seja mais baixo ou mais alto isso não afeta em nada a pontuação do score de crédito.
Isso porque o que importa para os órgãos de proteção ao crédito não é quanto o consumidor ganha, mas sim o quanto cada pessoa é responsável com os pagamentos de suas dívidas e como mantêm todas as contas em dia.
O importante aqui é que o consumidor seja consciente e tenha todas as suas despesas pagas rigorosamente em dia, mostrando-se responsável com suas obrigações.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…