Designed by @sunnygb5 / freepik
Durante a pandemia o número de novos empreendedores foi recorde. Segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, mais de 14 milhões de brasileiros criaram seu próprio negócio neste período. O desemprego é o principal motivo que empenha as pessoas a buscarem por uma alternativa de renda, já que o Brasil, de acordo com dados fornecidos pelo IBGE, ainda possui taxas recordes de desocupados, chegando a 14,8 milhões da população.
Em momentos de crise uma boa opção para gerar dinheiro é usufruir das nossas capacidades, seja com uma receita secreta da família ou até mesmo as habilidades em crochê. Kuki Bailly, fundadora e CEO da Rede Dotsy, grupo no facebook e vitrine virtual para pequenos empreendedores e artesãos, acredita que muitas pessoas ainda têm vergonha de mostrar seus próprios talentos e nem sabem como encontrar maneiras assertivas de divulgar seu trabalho. “Muitos acham que é algo distante, mas quando começam com isso, se tornam empreendedores”, ressalta a empresária.
Pensando nos pequenos negócios e artesãos, Kuki Bailly listou quatro dicas valiosas para iniciarem suas jornadas online, confira:
Investir no desenho de sua marca, pois isso é um cartão de visita que passa credibilidade e qualidade. Quando você tem uma boa identidade visual, a aparência por si só já explica que tipo de produto você vende e se é um bom profissional. Pode ser seu próprio nome (com uma descrição) ou algum nome que você goste, que seja sonoro e fácil de pronunciar e lembrar. Para isso, é indicado conversar com um profissional especializado. Boas fotos também são importantíssimas! Muitas vendas são efetuadas por fotografias que valorizam os produtos e despertam o desejo do consumo. Hoje existem até cursos acessíveis para você aprender a fotografar com seu celular. Você consegue assim ter sempre fotos atualizadas e bonitas para publicar e enviar aos clientes.
Nada mais é que a sua história e a descrição do seu produto. O mercado hoje é cheio de opções e uma boa história gera valor para o seu produto ou serviço. Qual é o seu diferencial? É uma receita de família? Uma paixão que você adquiriu em alguma viagem? Isso ajuda seus clientes a conhecerem você e a valorizarem seu trabalho. Você conta qual é a “alma” do seu negócio.
Criar uma conta comercial no Instagram e no Facebook hoje são fundamentais, é uma vitrine importante e gratuita para iniciar sua jornada digital. Após esse passo, procure os “supergrupos” de vendas no Facebook que são Comunidades Virtuais onde você entra em contato direto com clientes e outros vendedores. É uma forma bacana de “pertencer” a um ecossistema acolhedor e cheio de possibilidades para vender, crescer e aprender. Cadastrar um número comercial de Whatsapp também é importante, assim você cria um canal para atender rapidamente seus clientes e pode publicar e enviar para quem quiser. Facilita a comunicação e divulgação do seu negócio todos os dias.
Se algum imprevisto acontecer, sempre avisar com prontidão e gentileza.
O trabalho pós venda é importantíssimo! Isso mantém sua carteira de clientes sempre ativa e proporciona recorrência, isso é, te ajuda a conseguir mais encomendas nas semanas e meses seguintes. Nada como ter clientes felizes e “fixos” no seu faturamento!
Tenha sempre novidades para enviar, use a criatividade para sempre despertar o interesse e o desejo em seus compradores
A Rede Dotsy começou como um grupo nas redes sociais em 2015 e hoje é uma Startup de Impacto Social e Inclusão Financeira.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…