Chamadas

4 doenças da coluna que mais geram afastamento no INSS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece benefícios ao trabalhador que contribui mensalmente junto a Previdência Social. Dando direito a ele (a) a usufruir de benefícios em casos de doenças que podem afastá-lo (a) do trabalhado.

No entanto, sempre que o trabalhador estiver com algum problema de saúde precisará passar por uma perícia médica, que avaliar se o cidadão pode ou não ser beneficiado.

Quando o assunto é doença, dois benefícios podem ser pedidos, o auxílio-doença (Benefício por Incapacidade Temporária) ou Aposentadoria por Invalidez (Aposentadoria por Incapacidade Permanente).

Veja 4 doenças da coluna que vão dar direito a estes benefícios

Hérnia de Disco

Dor na coluna é algo insuportável que mexe com o humor da pessoa e também atrapalha nas suas atividades diárias e no trabalho.

Um dos problemas que podem afetar o desempenho da pessoa é a hérnia de disco. Em muitos casos, não existem sintomas e em outros podem acontecer a irritação dos nervos próximos causando dor, dormência ou fraqueza em um braço, ou perna. Por isso um bom diagnóstico médico é aconselhável.

As principais causas da hérnia de disco são:

Acidentes e traumas
Carregamento de peso excessivo
Má postura no dia a dia
O desgaste pelo tempo e a genética

Tipos de hérnia de disco:

Lombar
Cervical
Torácica

Os profissionais que mais são atingidos com problemas na coluna: metalúrgicos, pedreiros, faxineiras, dentre outras profissões braçais são as mais propícias a apresentarem hérnia de disco.

Este problema vai afastar o trabalhador do trabalho, neste caso, ele terá direito ao auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Lombalgia

Lombalgia é uma dor muito comum nas costas, localizada na região lombar (parte mais baixa da coluna entre as últimas costelas e acima dos glúteos).

Veja os tipos de lombalgia

Aguda: Essa é mais comum, podendo acontecer depois de um exercício físico intenso, carregar peso ou má postura. Geralmente atinge os mais jovens.
Crônica: As pessoas acima de 35 anos podem ter dores crônicas que duram às vezes por mais de 12 semanas. Isso pode acontecer se algum nervo da coluna estiver inflamado.

Motivos: carregamento de peso excessivo, má postura, sedentarismo, fatores genéticos e posições não ergonômicas.
Os trabalhadores braçais são os que mais sofrem com problemas de lombalgia, isso porque, carregam muito peso e permanecem em posições viciosas.

Neste caso, nem sempre é fácil ter a concessão do auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. O INSS em muitos casos nega o pedido do trabalhador. Por isso é bom contar com a ajuda de um advogado.

As doenças adquiridas no trabalho nem sempre vão dar direito a um benefício ao trabalhador, devido a um erro do INSS que considera em muitos casos que aquele problema não interfere no trabalho. Outro motivo para não conseguir o benefício, o trabalhador que não apresenta toda a documentação necessária na hora do requerimento.

Cervicalgia

A Cervicalgia afasta muitos cidadãos de seus trabalhos e também esporte e lazer. Geralmente a pessoa sente dor aguda que vai durar alguns dias ou crônica (vai durar semanas).

Quando a pessoa tem movimentos bruscos do pescoço, gestos que são repetitivos, má postura ou um traumatismo cervical, vai causar uma dor aguda.

A dor crônica é normalmente causada por uma artrose cervical.

A cervicalgia pode levar a incapacidade para atividades laborais, podendo ser concedido o auxílio-doença, se for temporário ou aposentadoria por invalidez se for permanente.

Cervicobraquialgia

Se trata de uma dor que inicia no pescoço e vai irradiando até o braço e os dedos. É comum acontecer, a dor irradiar para um lado do corpo. Em outros casos, ela se irradia para os dois lados.

Geralmente acontece por lesões devido a um acidente ou traumas causados por alguma prática esportiva.

Também pode acontecer por estresse e ansiedade por longos períodos, doenças reumáticas e hérnia de disco cervical.

Sintomas: fraqueza, diminuição de força, perda do reflexo, dificuldade para escrever ou segurar algo e formigamento.
Neste caso, o trabalhador poderá ter direito ao auxílio-acidente, se o motivo for acidente de trabalho ou doença ocupacional, acidente de trânsito ou doméstico que resultarem sequelas parciais e permanentes que vão causar a diminuição de força, dificuldade para segurar objetos.

Para ter direito a aposentadoria por invalidez, será necessário que o problema incapacite o trabalhador de forma permanente que o impeça de exercer sua atual profissão ou outra atividade.
O trabalhador que estiver sofrendo com dor provocadas pela cervicobraquialgia bilateral poderá se aposentar por invalidez.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

9 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

10 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

11 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

13 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

14 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

14 horas ago