Por que, de repente, tanto se fala sobre propósito? Nos dias de hoje, é muito comum falar sobre esse tema. Especialmente se você é empreendedor ou atua no departamento de gestão de pessoas, já notou de maneira antecipada sobre o aumento desse assunto.
Afinal de contas, vivemos em tempos de mudanças, e diante disso, muitas empresas tiveram que encontrar o seus “por quês” para que pudessem desenvolver no mercado de maneira mais sustentável.
Mas, afinal, por que o propósito anda tanto em pautas de grandes empresas? Acontece que o propósito auxilia e muito na atuação de uma empresa.
Uma fábrica de circuito impresso, com um propósito bem definido, pode demonstrar ao mercado o quanto está comprometida com alguma causa. Pode englobar algum grupo, região, e muito mais.
Você que aprender a identificar o propósito da sua empresa de maneira efetiva? Então neste post nós iremos te explicar sobre como isso é possível por meio dessas dicas incríveis. Continue nos acompanhando para saber de todos os detalhes! Vamos lá?
Uma das maneiras mais eficientes para identificar o propósito da sua empresa é analisar o seu histórico. Em uma empresa que vende produtos como aquecedor a gás, entre outros, é possível fazer perguntas como:
Quando ela foi criada? Por qual causa? Quem a criou e qual era o seu pensamento nesse momento?
Não apenas analisar, mas colocar todas as informações de forma detalhada no papel vai trazer a você mais clareza sobre o propósito da sua empresa. O propósito sempre nasce junto com o negócio, e por isso, dele deve ser bem analisado.
Muitos empreendedores costumam identificar o propósito da empresa pensando nos lucros. Muito pelo contrário, o propósito de uma empresa nunca é apena o de gerar lucros. Isso é uma consequência, e não um propósito.
Você já parou para pensar em quantos diferenciais o seu negócio possui? O propósito é algo único e exclusivo, e por essa razão, assim como um diferencial competitivo, ele não poderá ser copiado por nenhuma empresa concorrente.
Por essa razão, outra forma para identificar o propósito da sua empresa é reconhecendo quais são os seus maiores diferenciais e as razões que fazem com que a sua organização se diferencie perante ao mercado.
Por fim, também é comum confundir o propósito com a missão, visão e valores. Por sua vez, o propósito que fornece a base para que se definam a missão e os valores, uma vez que ele é uma declaração sobre a diferença que a sua empresa está tentando fazer no mundo.
No entanto, se você vende gôndolas para loja, por exemplo, é interessante levar os 4 em consideração para identificar o propósito da sua empresa, já que você terá uma visão mais clara e panorâmica sobre os objetivos e sonhos do negócio.
Agora que você já sabe como é possível identificar o propósito da sua empresa, o que está esperando para começar a planejar o seu? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…