Quando tomamos algum remédio, a primeira coisa que vem na nossa cabeça é o alívio ou recuperação que o mesmo trará para determinado tipo de doença ou condição-alvo, certo?
Contudo, alguns remédios que você ingere, da mesma forma que podem aliviar e recuperar de um lado, podem causar problemas de outro. Problemas que vão desde, vertigens, sonolência e até mesmo contribuir com o aumento de peso.
Justamente por isso você não deve administrar nenhum remédio por conta própria, onde, é preciso identificar o que cada medicamento pode gerar para ser ou não recomendado sua ingestão.
Todavia, indo um pouco mais sobre o assunto principal, existem alguns medicamentos que acabam promovendo o ganho de peso ou aumento de apetite.
As causas exatas de porque alguns medicamentos provocam o aumento de peso, muitas vezes não são totalmente esclarecidas. Todavia, muitas vezes acredita-se que estejam relacionados ao aumento de apetite além da retenção de líquidos.
Alguns antialérgicos indicados para tratar de sintomas de alergia podem causar o aumento de peso. O motivo para tal ocorre, pois, alguns antialérgicos diminuem o efeito da histamina no organismo.
A histamina é uma substância responsável pelos sintomas de alergia, mas que em paralelo ajudam na regulação do apetite. Logo, quando se toma um antialérgico, você poderá ter o aumento do apetite e consequente ganho de peso.
Exemplos de antialérgicos: fexofenadina, dexclorfeniramina, cetirizina, bilastina, hidroxizina, levocetirizina.
Os anticoncepcionais podem ser considerados uma bomba de hormônios e, são normalmente indicados para prevenir a gravidez ou ainda para tratar algumas condições da saúde.
Contudo, esses remédios aumentam a quantidade de gordura corporal, aumentam a retenção de líquidos no corpo. Todavia, existem mulheres que podem sofrer o emagrecimento com o medicamento devido às reações do organismo.
Exemplos de anticoncepcionais: Diane 35, Implanon, Ciclo 21 ou Microvlar.
Medicamentos que ajudam no tratamento de alterações psiquiátricas como bipolaridade e esquizofrenia são um dos que mais causam o aumento de peso.
Essa situação ocorre, pois os antipsicóticos aumentam a proteína cerebral mais conhecida como AMPK, onde, quando essa proteína aumenta, ocorre o bloqueio do efeito da histamina que á a substância responsável por regular a sensação de fome.
IMPORTANTE! De modo algum pare o seu tratamento devido a um possível aumento de peso. O primeiro passo é falar com o seu médico sobre essa questão para que ele possa ajudar você a controlar esses efeitos.
Exemplos de medicamentos: antipsicóticos, a clozapina, olanzapina, risperidona e quetiapina.
Utilizados para o alívio de sintomas de doenças inflamatórias, os corticoides também podem contribuir com o aumento de peso. Usados no tempo certo não causaram problemas para o aumento de peso.
Contudo, quando utilizados por muito tempo pode estimular uma grande retenção de líquidos, o que consequentemente poderá provocar um ganho de peso.
Outro ponto dos corticoides que acabam auxiliando no aumento de peso é que muitos deles acabam aumentando o apetite, alterando o metabolismo e a maneira como o organismo deposita gordura.
Exemplos de corticoides: metilprednisolona, dexametasona, fluticasona, prednisona.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…