Empresas do grupo:

Início » 41 mil trabalhadores sacaram FGTS em demissão por acordo depois da nova lei trabalhista

41 mil trabalhadores sacaram FGTS em demissão por acordo depois da nova lei trabalhista

por Ricardo de Freitas
1 minutos ler

Segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mais de  41 mil trabalhadores já fizeram saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) depois de fazer acordo com o empregador para serem demitidos. O valor total dos saques totalizou R$ 242 milhões.

A possibilidade de uma demissão por comum acordo, entre trabalhador e empregado, entrou em vigor após a aprovação da Reforma Trabalhista, sancionada pelo presidente Michel Temer em novembro de 2017, e trouxe algumas mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

No modelo atual, caso um trabalhador opte por se desvincular da empresa em acordo com o empregador, ele tem direito a sacar 80% de seu FGTS e fica sem o seguro-desemprego. Já a empresa paga uma multa de 20% em vez de 40%, valor da antiga conjuntura.

Inclusive, há um projeto de lei no Senado, aprovado na última quarta-feira (11), que prevê a retirada do saldo completo do FGTS para o trabalhador que pedir demissão unilateralmente.

Você também pode gostar

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More