5 dicas infalíveis para vender serviços contábeis

O segmento Contábil é um negócio que exige muita confiança de seus clientes, e por isso a captação deste setor é um tanto desafiadora. Até porque seu escritório de contabilidade saberá de detalhes financeiros confidenciais da empresa, além de assumir responsabilidades e exigências que não se encarregam a qualquer um.

 

Logo, percebe-se que a captação de clientes e fechamento de vendas de contabilidade exige mais atenção. Quando o seu potencial interessado se mostra interessado em receber uma proposta, você deve ser eficiente, do contrário o fechamento do negócio pode ser prejudicado.

 

Para negociar seus serviços contábeis, é necessário abraçar o espírito vendedor e, junto com o conhecimento técnico, aprender como ser também um consultor de negócios. Por isso, apresentamos a seguir cinco dicas que vão fazer com que você nunca mais perca um cliente! Saiba como potencializar o faturamento do seu escritório:

 

Faça treinamentos

 

O primeiro passo para ter um alto desempenho na captação de clientes contábeis é contar com treinamento qualificado e dedicado à vendas. Para isso, é essencial investir em treinamentos, palestras, workshops e cursos para você mesmo ou para a equipe que cuidará dessa prospecção e captação.

 

É importante também que os funcionários conheçam profundamente os produtos ou serviços com qual a empresa está trabalhando. Por isso, defina claramente o diferencial do seu escritório, os serviços que você oferece, quais as vantagens (para o cliente) da contratação do seu serviço, e assim poderá explicar melhor para os interessados.

 

Participe de eventos

 

Além de mostrar sua empresa para outras pessoas, participar de eventos voltados para empreendedores e/ou contadores é muito bom para fazer networking. Esse tipo de encontro será o ambiente ideal para conhecer outros profissionais, trocar cartões de visita, adquirir conhecimento e novas experiências.

 

Você pode, inclusive, oferecer uma palestra sua, de alguém da sua equipe, ou um palestrante contratado. Todos gostam de adquirir conhecimento e, com uma palestra que leva o nome da sua empresa, você poderá atingir pessoas novas, ou convidar clientes atuais e pedir para eles levarem seus amigos.

 

Receba indicações

 

Muitos empreendedores, na hora de escolher um escritório de contabilidade, optam pelas indicações de amigos e outros empreendedores. Por isso, incentive também a indicação dentro da sua base de clientes, especialmente com aqueles que você confia. Se você tiver um bom relacionamento com seus clientes, isso será ainda mais fácil.

 

Ainda assim, você pode ter um pouco de dificuldade de conseguir essa indicação de forma espontânea e natural. Uma opção que você pode propor é algum tipo de bonificação ou desconto na mensalidade para aqueles que indicarem novos parceiros para você atender. Nesse caso, todos sairão ganhando.

 

Invista em Marketing

 

O marketing digital é uma das melhores maneiras de se destacar no mercado competitivo, pois coloca seu negócio ao alcance das pessoas que você escolher. Se você já possui um site para seu escritório, já é um bom começo, mas apenas ter o seu “cartão de visitas” virtual não é suficiente.

 

Um blog, com conteúdos úteis e relevantes, também faz parte da estratégia de marketing digital, pois vai fazer com que seu público enxergue seu negócio como autoridade no assunto. Além disso, as redes sociais também funcionam para aproximar e engajar os clientes, e também para promover seu conteúdo para ganhar reputação.

 

Porém, a maioria dos escritórios de contabilidade não tem estrutura, tempo ou conhecimento para investir e acabam perdendo uma grande oportunidade de conseguir mais clientes.

 

Marketing Compartilhado

 

Se esse for seu caso, procure se juntar com outros profissionais da área. Reunindo-se com outros contadores para fazer um investimento no Google, por exemplo, o resultado provavelmente será melhor do que fazer sozinho. O marketing compartilhado é uma estratégia muito benéfica para os contadores, logo que alinha os interesses e esforços de diversos profissionais que, juntos, se unem para atingirem o sucesso.

 

Para um setup inicial no seu escritório, o ideal seria: montar um site, com formulário e uma página de captura dos leads. Em média, um bom site custa por volta de R$ 6.000,00, mas além de criar o site você precisará criar uma Persona (perfil ideal de cliente/segmento que você gostaria de atender) e prover conteúdo conteúdo relevante para este cliente ou segmento. Além disso, também terá de adquirir fotos, um sistema de chat, sistema para automação de leads e envio de e-mail marketing e ainda fazer a gestão de marketing e redes sociais. Imagine que você gastaria em média R$ 8.500,00 por mês, sendo que em um comparativo com a parceria de marketing compartilhado você gastaria a partir de R$ 199,00 para ter acesso a tudo isso. Neste exemplo acima, já no primeiro mês sua economia seria de R$ 14.301,00, que você poderia investir em links patrocinados, além de ter tempo para focar no dia-a-dia do seu negócio contábil.

 

O portal Abertura Simples já apresenta esse tipo de parceria, unindo contadores de todo o Brasil para aumentar o reconhecimento, tráfego e as vendas contábeis. Hoje, está presente em mais de 150 cidades através dos escritórios contábeis parceiros, tendo aberto mais de 3.000 empresas nos últimos anos.

 

O trabalho de SEO que a plataforma desenvolveu para os escritórios contábeis melhora também o posicionamento nos motores de busca, como o Google, de forma orgânica. Hoje, grande parte dos associados está na primeira página quando se trata de “escritório de contabilidade” em suas cidades. O portal disponibiliza ainda assessoria completa de vendas, auxiliando tanto na captação quanto retenção de clientes.

 

Para os associados ao portal, algumas das vantagens são:

 

  • Presença online: marketing digital de alta performance para inserir seu escritório no mundo virtual
  • Criação de conteúdo: material rico para atrair empreendedores e torná-los clientes
  • Consultoria estratégica: abordagem inovadora de vendas
  • Maior rentabilidade: aumente seu faturamento mensal

 

Participar dessa sociedade é muito simples, basta que o contador acesse o site do Abertura Simples e acesse o campo “sou contador” para que os representantes entrem em contato e orientem sobre as condições para que os interessados possam impulsionar o crescimento de seus escritórios contábeis.

 

Além disso, é possível obter mais informações também entrando em contato pelo e-mail associados@aberturasimples.com.br.

 

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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