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5 dicas para conectar as estratégias de Comunicação Interna e Employer Branding na sua empresa

5 dicas para conectar as estratégias de Comunicação Interna e Employer Branding na sua empresa

06/09/2022 às 17h46 Atualizada em 06/09/2022 às 20h46
Por: Leonardo Grandchamp
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Com o passar do tempo, tem sido cada vez mais necessário desenvolver ações que fortaleçam a imagem da empresa. De acordo com a plataforma de recrutamento Talent Clue, 66% das pessoas que se candidatam a vagas buscam informações sobre a cultura e os valores da organização. Uma marca pode ser construída de diferentes formas, mas o principal recurso é trabalhar o Employer Branding – uma estratégia de marketing e comunicação que visa construir uma imagem positiva da empresa, tanto para o público interno quanto externo.

Para o CGO da startup Dialog.ci, Gabriel Kessler, pensar em Employer Branding é enxergar como uma marca é vista no mercado. “O bom desenvolvimento dessa estratégia é fundamental para que a empresa consiga atrair profissionais qualificados e, é claro, reter os atuais talentos. O que acontece também é que, muitas vezes, as pessoas não conseguem conectar as estratégias de Employer Branding e Comunicação Interna dentro das empresas de forma correta. Mas o fato é que a experiência do colaborador precisa ser contemplada pelo Employer Branding. Afinal, não faz muito sentido construir um discurso incrível para o público externo e não o enxergar aplicado no dia a dia da empresa”, explica.

Dessa forma, a Comunicação Interna é fundamental no desenvolvimento das estratégias porque auxilia os profissionais de marketing na construção de uma narrativa que também faça sentido para quem está dentro da organização. “Identificar o DNA da empresa é tão importante quanto conhecer o perfil de quem ajuda a construí-la, ou seja, a Comunicação Interna precisa ser vista como a base para qualquer estratégia corporativa. Afinal, é papel dela fortalecer a conexão dos colaboradores com a marca e, consequentemente, promover cada vez mais engajamento. Para que isso seja possível, a comunicação precisa chegar a todas as pessoas, do setor administrativo ao operacional. Ou seja, investir em um canal de comunicação que facilite esse processo é essencial”, complementa.

Para se aprofundar no assunto e descobrir como o Employer Branding e a Comunicação Interna podem (e devem!) trabalhar em conjunto, confira a seguir algumas ações interessantes que o CGO da Dialog listou.

1. Saiba que Employer Branding e Comunicação Interna se complementam

“Apesar de suas diferenças conceituais, no final, Employer Branding e Comunicação Interna têm tudo a ver. Isso porque a melhor forma de fortalecer a marca empregadora é por meio da perspectiva de quem está dentro da organização. Essas pessoas, que vivem o dia a dia na empresa, têm o poder de enaltecer – com credibilidade – a cultura organizacional”, entende Gabriel.

2. Entenda a diferença entre as duas estratégias

“São duas estratégias que se complementam, mas as diferenças existem, é claro. Podemos dizer que a Comunicação Interna dá suporte à empresa em relação ao público interno, que são os colaboradores com os quais a organização precisa se conectar. Já no caso do Employer Branding, embora também haja um impacto dentro da empresa, a estratégia é mais direcionada ao público externo, que são candidatos, consumidores e até concorrentes”, diz.

3. Dê atenção a políticas de diversidade

“A Comunicação Interna precisa caminhar de mãos dadas com o Employer Branding, principalmente quando a empresa for abordar alguns temas em evidência no mercado. Destaco, por exemplo, as políticas de diversidade e inclusão. A sua organização promove iniciativas que ampliam a pluralidade no ambiente de trabalho ou apenas vende essa ideia? Posicionamento é, acima de tudo, ação. Essa postura é o que traz veracidade para a narrativa e impacta diretamente o engajamento dos profissionais”, afirma Gabriel. 

4. Conheça e pratique a cultura organizacional

“A cultura organizacional é um fator decisivo, tanto para a construção do Employer Branding quanto para o fortalecimento da Comunicação Interna. Afinal, é ela que define a forma como a empresa se relaciona com as pessoas envolvidas nos processos. Por isso, tão importante quanto conhecer as diretrizes que estão no papel é colocar em prática esse discurso no dia a dia – possibilitando que essa narrativa faça sentido na experiência de colaboradores, candidatos e clientes”, completa.

5. Fortaleça a comunicação no ambiente corporativo

“Uma comunicação coerente e alinhada faz toda a diferença! O que é falado precisa se conectar com o que é vivido, senão a estratégia se perde. A construção de uma marca empregadora tem como base a forma como a empresa se relaciona com os envolvidos – começando, é claro, pelo ambiente de trabalho. O Employer Branding precisa encantar as pessoas! Se a empresa não consegue se conectar com quem está dentro dela, certamente não conhece bem a própria marca e, consequentemente, enfrentará desafios na hora de apresentá-la ao mercado”, conclui Gabriel Kessler.

A Dialog.ci é uma startup que oferece um aplicativo de Comunicação Interna e RH para empresas, funcionando como uma rede social corporativa.

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