Imagem: nndanko / freepik
A saúde financeira é algo muito importante para se organizar e não ficar no vermelho e pagando juros sem necessidade.
Mudar alguns hábitos e buscar novas alternativas para complementar a renda familiar, tornaram-se as estratégias de muitas famílias.
Para ajudar aqueles que têm dificuldade em administrar suas finanças, o consultor financeiro Cláudio Munhoz, que atende pelo GetNinjas, elencou a pedido do Jornal Contábil, cinco dicas para evitar dificuldades financeiras. Confira abaixo:
O primeiro passo para fazer esse controle é organizar a situação financeira pessoal levantando quanto você ganha e quanto você gasta mensalmente.
“Tenha clareza da sua vida financeira. Dessa forma, você evita manter um padrão de vida que não é condizente com o seu orçamento”, comenta Claudio.
Leia também: Caiu Na Malha Fina? Confira 7 Dicas Para Resolver O Problema.
Feito o controle financeiro, o próximo passo é criar um planejamento financeiro. Para isso, você pode usar uma planilha no Excel ou aplicativos de celular.
A ideia é catalogar todos os ganhos e todos os gastos. Além disso, é interessante incluir quanto sobra de dinheiro no final de cada mês.
É indicado que qualquer parte da quantia que sobra no final do mês seja investida em uma reserva emergencial.
Esse dinheiro, deve ser utilizado apenas em caso de imprevistos e situações de urgência, tais como falência de um empreendimento, problemas de saúde ou outro tipo de dano que impacte a estabilidade financeira.
Leia também: 10 Dicas Para Escolher O Nome Perfeito Para Sua Empresa
“No momento da compra, é preciso questionar e entender se é uma aquisição por necessidade ou apenas por impulso”, sugere o profissional.
Outra forma de incorporar o gasto consciente é pagar à vista.
Ao pagar com dinheiro “em espécie” ou no débito, o consumidor consegue refletir sobre suas escolhas e também não abre espaço para parcelamentos prolongados.
O ideal é cortar gastos que não são úteis para o momento.
Um caminho possível, é focar naqueles que oscilam no decorrer do mês e geralmente são supérfluos.
Nesse sentido, Cláudio recomenda a substituição de cartões com anuidade: “Opte por cartões de crédito oferecidos pelos bancos digitais, isentos de anuidade e podem até oferecer contas de rendimentos”, finaliza.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…