E-commerces, apps de transporte, de mensagens, redes sociais… A tecnologia caiu no gosto do brasileiro e não é diferente quando o assunto são as fintechs: segundo pesquisa do Google, 71% dos brasileiros afirmaram que estão contentes com os chamados “bancos digitais”, enquanto 42% têm o mesmo sentimento com os “bancos tradicionais”. Em 2018, mais de 100 mil pessoas contrataram empréstimos online só na fintech Simplic (www.simplic.com.br) – primeira a oferecer crédito 100% online para pessoas físicas.
No entanto, mesmo com os avanços da tecnologia, algumas pessoas ainda têm muitas dúvidas e insegurança no que diz respeito a transações financeiras digitais, mas algumas dicas podem ajudar. Os especialistas da Simplic separam 5 passos para fazer um empréstimo online sem dor de cabeça:
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Conheça a fintech
Antes de solicitar qualquer empréstimo conheça a empresa. Saiba suas regras, taxas, como funcionam os processos e tire todas as dúvidas.
2. Não deposite dinheiro antecipado
Evite fraudes! Muitas empresas solicitam que os clientes depositem um valor antecipado para receber o seu empréstimo, mas isso é ilegal. Se você está precisando de dinheiro, como irá realizar esse depósito? Não caia nessa cilada. Caso uma empresa peça, desconfie.
3. Jamais passe contatos pessoais nas redes sociais
Tome cuidado ao passar dados pessoais na internet. Não envie número de telefone, documentos (rg e cpf) e outras informações em comentários do Facebook, Instagram, etc. Empresas sérias não irão pedir os seus dados por meio de comentários nas redes sociais. Inicie o atendimento ali, mas formalize tudo por email ou telefone.
4. Peça indicação de conhecidos
Quando estiver pensando em solicitar um empréstimo peça indicação de conhecidos. Normalmente, sempre tem algum amigo ou parente que já tenha feito e tem alguma empresa segura para sugerir.
5. Pesquise sobre a empresa na internet
Atualmente existem vários sites que mostram a credibilidade da empresa, como é o atendimento, serviços, produtos, etc. Neles você consegue ver o que os clientes postam, sendo reclamações/elogios e problemas resolvidos.