Designed by @pressfoto / freepik
É inegável que o pagamento também se digitalizou. A tendência já estava em curso antes mesmo da pandemia de covid-19 e apenas se fortaleceu com o avanço do novo coronavírus.
A questão é que a digitalização dos meios de pagamento permitiu que eles incorporassem novos recursos. Hoje, o dinheiro digital não é simplesmente “dinheiro”.
Isto é, também a ferramenta de marketing, fonte de informação e estratégia de relacionamento com os consumidores.
Nesse sentido, os utility tokens, espécie de moeda digital própria para relações de troca, crescem em importância ao aproximarem marcas dos consumidores.
A lista de vantagens é grande, mas, como toda iniciativa digital, é preciso seguir alguns cuidados para reduzir potenciais riscos. Confira:
1 – Informe-se sobre o ecossistema
O conhecimento é o principal recurso para evitar surpresas desagradáveis. Dessa forma, o primeiro passo a ser dado é se informar sobre o ecossistema dos utility tokens.
É preciso que o usuário saiba quais são as principais características desse universo, como ele consegue negociar e, claro, quais vantagens tem à disposição.
Quanto mais conteúdos e informações a pessoa tiver, mais preparada ela vai estar para participar desse movimento e menos riscos terá em cada negociação.
2 – Conheça as regras do utility token
Os utility tokens têm uma característica única: são recursos digitais que facilitam uma relação de troca entre duas partes (uma empresa e um consumidor) e não necessariamente envolvem valor financeiro.
Contudo, isso não impede que sejam negociados em troca de um produto ou serviço oferecido pela organização.
Portanto, além de se informar sobre o ecossistema, é recomendado que a pessoa busque conhecer todas as regras que norteiam o token de utilidade com que pretende trabalhar.
3 – Proteja suas informações
Assim como as demais moedas digitais, a operação dos utility tokens também acontece exclusivamente no ambiente virtual.
Ou seja, estão suscetíveis à ação de cibercriminosos que podem roubar informações sigilosas ou até fazer movimentações financeiras a partir dos dados trafegados.
Nesses casos, a principal recomendação é proteger ao máximo as informações digitais. Para isso, utilize antivírus atualizado e estabeleça senhas fortes na hora de negociar suas moedas.
4 – Negocie e busque boas oportunidades
Ainda que os tokens de utilidade não tenham valor financeiro intrínseco, isso não significa que é improvável encontrar boas oportunidades de negócio.
Pelo contrário, assim como na economia real, o consumidor deve sempre pesquisar e encontrar essas moedas digitais que realmente oferecem benefícios em seu dia à dia.
Há redes varejistas, por exemplo, que oferecem tokens a partir do engajamento em suas redes sociais e que podem ser trocados por seus produtos, gerando maior economia aos usuários
5 – Encontre as melhores plataformas
Por fim, mas não menos importante, é preciso que o consumidor pesquise e encontre as melhores plataformas que oferecem os utility tokens vantajosos e seguros.
Há boas opções no mercado brasileiro e internacional, proporcionando eficiência, transparência nas informações e benefícios no dia a dia.
Além disso, elas utilizam tecnologia blockchain, que ajuda a reduzir o risco de algum ataque cibernético a suas moedas digitais.
Por Cássio Rosas, Head de Marketing e Estratégia da Wiboo, utility token que promove um programa de fidelização entre varejistas e consumidores por meio de moedas digitais
Sobre a Wiboo Company
Criada inicialmente como um social commerce focado em programas de fidelidade, a startup Wiboo é uma plataforma de engajamento on-line que usa como base uma moeda digital (utility token) para divulgação de campanhas das empresas – anunciantes.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…