Para quem está começando um novo negócio, todo dia há grandes descobertas: novas contas a pagar, novas formas tornar o trabalho mais eficiente, bons e maus clientes, bons e maus funcionários, e formas e mais formas de administrar o seu negócio. Embora não exista uma receita de bolo, pois cada negócio é único, sabemos de alguns erros fatais para seu escritório contábil.
Neste artigo, elencamos cinco situações que, infelizmente, são bastante comuns, e que levam muitos escritórios de contabilidade a quebrar nos dois primeiros anos de vida. Se você está começando – ou mesmo se está há mais tempo na estrada – vale a pena ficar de olho nesses conselhos e evitar a todo custo que esses erros se repitam no seu negócio.
Relacionamento. Muitas pessoas não se dão conta, mas ter um bom relacionamento com os seus clientes e fornecedores é a base de sucesso de qualquer negócio. Há diversos tipos de personalidades e entre os contadores não é diferente. Existem aqueles que são excelentes no que fazem, porém na hora de fazer o atendimento ao cliente acabam pecando por erros básicos.
Infelizmente, a realidade é que o atendimento deve vir sempre em primeiro lugar. O seu cliente espera atenção, cordialidade, prioridade e objetividade nas suas respostas, de forma que descuidar desse item pode ser o primeiro passo para que na próxima oportunidade ele procure outro contador. Se o atendimento não é o seu forte, delegue a função para alguém que tenha mais experiência e assuma a parte operacional.
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Se existe um item que o contador não pode se dar ao luxo de desprezar é a organização. A partir do momento que você assume as responsabilidades fiscais e tributárias de uma empresa, é importante se atentar ao fato de que há datas e prazos para serem cumpridos. O atraso no cálculo de um imposto, por exemplo, pode gerar multas para o seu cliente na hora do pagamento. E ao receber uma multa pode ter certeza que ele vai procurar um concorrente para evitar isso novamente.
Da mesma forma, se for preciso solicitar de imediato uma certidão ou ter acesso à pasta de documentos, a localização deve ser clara e os caminhos para ter acesso aos papéis devem ser precisos. Não deixe seu cliente esperando e, principalmente, não demonstre que você está perdido em meio a um caos de solicitações. Tenha claro em uma agenda tudo aquilo que você deve fazer ao longo do mês.
Lembra que no item 1 nós falamos da importância do atendimento? Pois há uma consequência dele que não deve ser desprezada: a proatividade. Mesmo que o seu escritório tenha sido contratado para fazer um trabalho específico, nada impede que você possa enxergar outras oportunidades e ofereça mais serviços para o seu cliente.
Em outras palavras, muitas vezes a empresa nem sabe que pode facilitar ainda mais a sua vida se tiver a oportunidade de agregar mais serviços em um único pacote. Estude o seu cliente, entenda o que ele precisa e esteja pronto para se antecipar e oferecer a ele todas as possibilidades disponíveis. Não espere até que ele tenha necessidade de algo, mostre a diferença que os seus serviços são capazes de fazer.
Existe um ditado popular que diz que “o barato sai caro”. Muitos escritórios de contabilidade, depois que conquistam uma certa clientela, se acomodam e param de buscar as novidades que o mercado oferece. São softwares mais eficientes (como a Plataforma Sage), metodologias de trabalho mais inteligentes e formas de se comunicar com os clientes que podem reduzir os seus custos e fazer com que você ganhe tempo.
Em um mercado competitivo como o atual, qualquer diferencial que você consiga estabelecer em relação aos seus concorrentes é importante. Sendo assim, busque sempre melhorar o seu trabalho e acompanhe o ritmo das mudanças. Muitos contadores se apegam a metodologias antiquadas por comodismo e não percebem que à medida que o tempo passa vão ficando mais defasados em relação aos demais.
Esse erro é especialmente comum àqueles que estão começando. Na ânsia por mostrar serviço, muitos contadores acabam incluindo uma série de serviços de graça em pacotes, que são atrativos para o cliente, mas por outro lado consomem um bem precioso da sua empresa: o tempo. Se uma tarefa demanda seu tempo, então ela deve ser cobrada.
A partir do momento que você estabelece uma relação com seus clientes baseada apenas no preço do serviço – e não na qualidade ou em outros diferenciais –, você se torna um escravo dos valores baixos. Se decidir cobrar pelos serviços de cortesia, é bem provável que esse cliente busque outro contador que ofereça um preço mais baixo – e assim sucessivamente.
Portanto, não torne o preço o seu único diferencial. Seu tempo é valioso, use-o com sabedoria e garanta qualidade para os seus clientes acima de tudo.
Via SAGE
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