Uma das principais obrigações que o MEI deve cumprir é pagar o imposto mensal, o DAS MEI. O valor dessa contribuição do boleto MEI é de aproximadamente R$50 reais, variando de acordo com a atividade do seu CNPJ MEI. Mas existem alguns detalhes sobre o DAS MEI que o Microempreendedor Individual pode não saber.
O DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, ou seja, é como você, empresário, vai recolher os impostos do DAS MEI. O vencimento é todo dia 20 do mês.
O primeiro passo para conseguir todos os benefícios que um MEI tem direito, é pagar a contribuição mensal (boleto MEI) em dia.
O imposto mensal DAS MEI deve ser pago a partir do momento em que você abriu seu CNPJ MEI. O pagamento é obrigatório, independente de você estar ou não emitindo nota fiscal ou até mesmo estar faturando com o seu CNPJ MEI.
Mesmo que você não esteja exercendo sua atividade ou usando ativamente seu CNPJ MEI, o imposto DAS MEI deve ser pago. Caso você encerre seu CNPJ MEI e não tenha pago o boleto MEI de um ou vários meses, essa dívida continuará ativa e passará para o CPF do titular.
O DAS MEI tem o valor reduzido de impostos quando comparado com outras empresas, pois essa foi uma estratégia encontrada pelo governo federal na época da implementação do plano de incentivar o microempreendedor a sair da informalidade.
Desde o início das adesões, existem atualmente mais de 7 milhões de MEIs no Brasil.
Tudo depende da atividade que tem no seu CNPJ MEI. O CNAE é o número de registro na Classificação Nacional de Atividades Econômicas que o MEI pode realizar.
É com base nestas atividades e nesses CNAEs que o valor do seu boleto MEI será calculado.
O MEI pode ter até 16 atividades, sendo 1 principal e mais 15 secundárias. Sendo assim, se você tiver atividades do setor do comércio e também do serviço, seu DAS MEI terá tanto o valor do ICMS quanto do ISS.
Quando a empresa está em outro regime que não seja MEI, o empresário precisará calcular imposto por imposto todos os meses.
Sejam eles municipais, como o ISS, estaduais, como o ICMS, ou federais, como IPI, PIS, Cofins, INSS e Imposto de Renda. Com o MEI é diferente – e essa é a principal vantagem de se tornar microempreendedor individual.
Cada Microempreendedor Individual pode escolher a melhor forma para realizar o pagamento. Você pode pagar o DAS MEI de 3 maneiras:
Pode acontecer de você gerar o mesmo boleto MEI e pagar duas vezes acidentalmente, ou pagar duas vezes porque esqueceu que já tinha realizado o pagamento.
Portanto, se você pagou o boleto MEI duas vezes, é possível pedir o reembolso (restituição).
Também é possível pedir a restituição do pagamento do DAS MEI caso você tenha pago o boleto enquanto você estiver recebendo o benefício do salário-maternidade, auxílio-doença ou auxílio-reclusão.
A restituição da contribuição previdenciária (INSS) é solicitada por meio do aplicativo Pedido Eletrônico de Restituição.
A restituição do valor do ICMS e do ISS deverão ser pedidos também no seu estado e município.
Depois de pedir a restituição, não é preciso ir à Receita Federal.
Nós sabemos que nem sempre é possível pagar o boleto MEI em dia. Por isso, é possível pagar em atraso, sempre com o valor da multa+juros atualizados automaticamente.
Isso quer dizer que: quando você gera um boleto vencido, a data de vencimento daquele boleto MEI não muda. Apenas a data de recolhimento é alterada, no dia em que você gera novamente o boleto MEI.
Conteúdo via MEI Fácil
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…