Categories: ChamadasMEI

5 maneiras de conseguir dinheiro para abrir uma MEI

Se você sonha abrir uma MEI mas ainda não realizou seu desejo por falta de dinheiro, que tal começar a planejar o seu futuro como um empreendedor? Existem várias formas de conseguir a quantia necessária para dar início ao seu próprio negócio. Confira abaixo as 5 melhores maneiras de conseguir capital para abrir uma empresa.

  1. Empréstimo bancário para empresas

A maioria dos bancos oferece empréstimos diferenciados para as empresas. Então, se você tem um CNPJ, aproveite para negociar com as agências. Basta ir até uma delas com os seus documentos e procurar pelo gerente responsável por pessoa jurídica.

Vale lembrar que nessa hora a ideia é pesquisar: confira qual banco tem o melhor negócio, menores juros, condições facilitadas de pagamento e benefícios agregados, como por exemplo, desconto na mensalidade da maquineta do cartão de crédito ou taxas bancárias reduzidas.

  1. Crowdfunding

O termo em inglês quer dizer “financiamento coletivo” e funciona praticamente como uma vaquinha. Basicamente, você faz uma campanha online pedindo doações e devolvendo algo em troca para esses investidores: pode ser um produto, um serviço, uma parte do dinheiro ou apenas uma contribuição para a sociedade. As pessoas interessadas começam a investir até que você alcance a sua meta e possa começar o seu negócio. A campanha pode ser feita em sites próprios para isso ou até mesmo com ajuda das redes sociais.

  1. Incubadoras

As incubadoras são entidades que oferecem espaço físico, estrutura, assistência técnica e gerencial para empresas menores que estão começando no mercado e desejam inovar. Geralmente, o empreendedor paga uma taxa para a incubadora, que vai fornecer os serviços necessários para o negócio – e essa taxa é bem mais acessível para o empreendedor do que se ele comprasse tudo por conta própria.

Normalmente, as incubadoras estão ligadas ao poder público e a pesquisas universitárias. Por isso, para receber o apoio de uma incubadora, o seu projeto precisa estar relacionado com o objetivo dela. Por exemplo: uma incubadora de determinada universidade que pesquisa tecnologia ajuda negócios nesse ramo. Mas, não se preocupe: existem centenas por todo o país, é bem possível que você encontre uma que tem a ver com a sua atividade.

  1. Aceleradoras

Diferente das incubadoras, as aceleradoras são fundadas por investidores e grandes empresários e por isso não precisam ajudar somente empresas que atuam em ramos específicos – elas podem apoiar qualquer tipo de negócio, desde que tenha potencial para crescer rapidamente. No restante, segue um conceito parecido: oferecem a estrutura necessária até que sua empresa tenha força suficiente para andar com as próprias pernas.

  1. Investidor-anjo

O investidor-anjo é uma pessoa física que coloca dinheiro na sua empresa. Geralmente, é alguém que tem um bom patrimônio e bastante experiência. Além de participar com o capital, ele torna-se sócio, e apesar de não atuar diretamente no negócio, ele pode dar conselhos – como se fosse um mentor.  E uma curiosidade: empresas como a Google e o Facebook tiveram a participação de investidores-anjos no começo, sabia?

Alguns sites na internet fazem a mediação entre você e possíveis investidores-anjo, mas, nada impede que você recorra a algum conhecido e troque uma ideia sobre essa possibilidade de investimento.

Quem já tem empresa e quer crescer

Se você já tem a sua empresa, mas quer crescer, pode recorrer aos mesmos investimentos que listamos acima. E uma ideia bem legal é mostrar aos possíveis investidores os pontos positivos do seu negócio. Para isso, você pode contar com o serviço de relatório financeiro do QuickBooks. Com ele você tem visibilidade completa da sua gestão financeira e dos melhores clientes, mostrando o potencial do seu negócio e despertando o interesse do investidor! E olha que legal: é uma ferramenta totalmente segura e gratuita.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

MEI: Conheça as 10 Atividades Mais Procuradas por Empreendedores

O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…

1 hora ago

Por que o seu dinheiro está desvalorizando?

Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…

2 horas ago

Benefícios do INSS que pouca gente conhece

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…

2 horas ago

Governo estuda limitar antecipação do saque-aniversário do FGTS

Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…

3 horas ago

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2025: Entenda a Ordem de Recebimento

O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…

4 horas ago

PGFN estende prazos para regularizar pendências com dívida ativa da União

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…

4 horas ago