Chamadas

5 motivos para sua empresa contratar um contador

Muitos empreendedores encaram o contador como apenas mais uma despesa obrigatória em sua lista de contas a pagar. Mas não é bem assim! O contador é um especialista que pode ser um parceiro estratégico para alavancar seu negócio.

O contador é o profissional que estará presente desde a abertura do negócio e irá cuidar de todo o fluxo de recursos da empresa. Ele concentra em si todos os dados sobre custos, giro de capital, encargos e tributos.

Fique sabendo que a figura do contador, que durante muitos anos foi vista como um privilégio das grandes empresas, hoje se mostra cada vez mais presente e requisitada no dia a dia de pequenas e microempresas.

Acompanhe a leitura e veja a importância deste profissional.

Leia também: Veja A Importância Do Contador Para Um Escritório De Advocacia 

Para que serve um contador?

O contador é um profissional especializado e de confiança, que geralmente fica encarregado do cálculo de todos os tributos devidos. Além disso, também zela pelo cumprimento das obrigações tributárias impostas por lei, bem como da manutenção de livros contábeis. 

O contador pode desempenhar também uma função de consultor no que diz respeito ao fluxo de caixa, receitas, investimentos e planejamento tributário da empresa.

Por que a figura do contador se faz necessária na minha empresa?

Para responder a essa pergunta, o administrador deve fazer uma análise de sua estrutura contábil atual e verificar se cumpre com todas as suas obrigações tributárias e com as exigências legais para fins de fiscalização da Receita. Além disso, deve avaliar se o fluxo de caixa, receitas e investimentos estão sendo aproveitados em seu potencial máximo.

Contratar um profissional contábil ou escritório de contabilidade pode ajudar em muito no crescimento organizado da empresa e na diminuição dos riscos empresariais.

Imagem: showtimeag / freepik

Papel do contador nas empresas

Vejamos agora algumas das atribuições deste profissional dentro de uma empresa.

1 – Abertura de uma empresa da forma correta

Para se abrir um negócio é necessário tomar algumas decisões importantes, como o enquadramento tributário, o tipo societário, o enquadramento como ME/EPP e outras decisões relativas à empresa. O contador pode fornecer essa assessoria para que sua empresa opere de forma regular, com a menor carga tributária desde a constituição e que reduza os riscos societários.

2 – Controlar os impostos a pagar e planejamento tributário

O Contador como conhecedor da dinâmica de tributos poderá controlar quais impostos uma PME deve pagar, quando pagar e principalmente realizar um planejamento para fazer um enquadramento para minimizar os impostos.

Pois outra forma de perder dinheiro em uma empresa é fazer escolhas tributárias erradas. Aqui o auxílio especializado faz total diferença.

3 – Analisar o desempenho da empresa

Com a ajuda de um contador o empresário poderá analisar o desempenho da empresa através dos relatórios contábeis, isso ocorrerá mesmo que o empresário não tenha suas finanças organizadas, embora o ideal seja que ele tenha um controle financeiro para que o contador possa demonstrar os resultados de forma mais assertiva.

4 – Garantir a regularidade fiscal da empresa

O Contador deve entregar as obrigações acessórias para o fisco, garantindo que a empresa esteja regular e que continue a operar, o contador é o profissional que pode garantir essa regularidade e o seu acompanhamento pode ocorrer pelas Certidões Negativas de Débito.

Além dos impostos, o fisco cobra dos contribuintes uma série de obrigações acessórias. Não cumpri-las pode fazer o seu negócio pagar multas e ficar irregular.

Leia também: Importância Do Contador Nas Empresas Do Simples Nacional

5 – Pró-labore e divisão de lucros

O contador também pode ajudar você e seus sócios a decidirem sobre a melhor maneira para serem remunerados pelos seus investimentos e contribuições com a empresa.

Este é um tema delicado, mas que requer atenção especial dos empresários. Todos os dias negócios fecham as portas ou chegam a quebrar devido a desentendimentos entre os sócios.

A partir do estabelecimento da carga horária e das responsabilidades de cada parceiro, será discutida sua remuneração e o contador recomendará a forma menos custosa, de modo  a evitar conflitos.

Conclusão

Portanto, ter um contador é bastante importante para a “saúde” de uma empresa. Trata-se de um profissional de confiança, que pode e deve oferecer consultoria especializada para o sucesso do seu negócio. Pense nisso!

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

3 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago