Chamadas

5 situações que garantem a estabilidade no emprego

A estabilidade do emprego é um direito do trabalhador em permanecer empregado, durante determinado período de tempo, mesmo que contra a vontade da empresa, que enquanto perdurar, o trabalhador só poderá ser demitido por justa causa.

As hipóteses de estabilidades são previstas na legislação trabalhista e seu período pode variar conforme a causa que deu origem à garantia de emprego, sendo assim, hoje vamos conhecer às cinco situações que podem garantir a estabilidade no emprego ao trabalhador.

Estabilidade Pré-aposentadoria

A primeira situação em que é possível garantir a estabilidade do emprego é que o trabalhador está próximo de se aposentar, mais especificamente, quando faltam dois anos para garantir a aposentadoria.

Quando o trabalhador está próximo de sua aposentadoria, seja de modo integral ou proporcional e desde que essa previsão exista nas normas coletivas da categoria, o trabalhador conquista um direito chamado de estabilidade pré-aposentadoria, sendo assim, no período de 12 ou 24 meses anteriores à aposentadoria, o trabalhador só pode ser demitido por justa causa.

Estabilidade Pré-dissídio

Conforme expresso na legislação trabalhista, o trabalhador que for demitido, sem justa causa, no período de 30 dias que antecedem a data de correção salarial, terá direito a uma indenização adicional equivalente a um salário mensal.

Assim, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa 30 dias antes da data base do dissídio, o mesmo terá direito ao recebimento de uma indenização, como dito anteriormente.

Acidente de trabalho

Caso o trabalhador tenha sofrido algum acidente de trabalho, o mesmo passar a garantir por 12 meses, a manutenção do seu contrato de trabalho. É importante destacar que a estabilidade começa a valer a partir do término do auxílio-doença, assim que o mesmo retorna ao trabalho.

É importante esclarecer que à estabilidade de 12 meses ocorre quando o afastamento foi por motivo de acidente que seja superior a 15 dias, onde, obrigatoriamente, o trabalhador precisa ter dado entrada no pedido de auxílio-doença.

A estabilidade também é valida caso o trabalhador tenha contraído alguma doença profissional em que seja comprovado que a doença surgiu pelas atividades que desempenhava em seu trabalho.

CIPA

O trabalhador eleito para o cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes — CIPA também possui direito a estabilidade, onde o mesmo ocorre desde o registro da candidatura até um ano após o final do mandato, sendo que a estabilidade também é valida para o eleito pela CIPA para suplente.

Gestação

A trabalhadora que esteja gestante não pode ser demitida sem justa causa, onde a estabilidade para ela é garantida desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Caso a empresa demita a trabalhadora por desconhecimento da gravidez, assim que descoberto, a empresa deverá reintegrar a mesma ao trabalho ou pagar uma indenização decorrente ao período de estabilidade.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

3 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago