O ano de 2023 vem sendo marcado por diversas projeções de mudanças em muitos segmentos, entre eles a área da contabilidade.
O principal desafio é se manter no mercado que está cada vez mais saturado. Para isso, o contador deve criar estratégias que os diferencie dos concorrentes, analisando as necessidades do mercado e investindo em atendimentos e serviços que os demais não tenham disponíveis.
O sucesso das empresas, portanto, dependerá da capacidade de reagir com agilidade a essas projeções e ficar um passo à frente. Cibersegurança, investimento digital e o bom uso da inteligência artificial permanecem neste cenário contábil e são diferenciais para obter mais clientes.
Afinal, a fidelização dos clientes é conquistada através da segurança transmitida, mantendo-os satisfeitos.
Na leitura a seguir, listamos cinco tendências para contabilidade nos próximos tempos.
Leia também: Contabilidade 4.0: Benefícios E Desafios Dessa Nova Realidade
A segurança dos dados não é uma novidade, no entanto cerca de 83% das empresas brasileiras devem investir ou aumentar seus investimentos em cibersegurança. Isso porque, com cada vez mais empresas migrando seus dados e sistemas para o armazenamento em nuvem, garantir a segurança dessas informações é essencial para o cliente e para o negócio em si.
A cibersegurança vai muito além de uma tendência, se tornando uma obrigação dos negócios, tanto para evitar os impactos de um vazamento de dados ou ataques, como para mapear as ameaças presentes e mitigar riscos.
Mais do que tendência, a inteligência artificial já é uma realidade que vai continuar. Todavia, ao contrário do que muitos possam acreditar, essa tecnologia não veio com a intenção de tomar o trabalho humano, mas dar mais tempo a ele para lidar com questões estratégicas das quais essa tecnologia não tem domínio. Por exemplo, o atendimento ao cliente, a tomada de decisão, entre outros assuntos mais complexos.
As principais ferramentas que utilizam essa tecnologia e que valem o seu investimento, são softwares de gestão, ferramentas de automação de tarefas manuais, vários canais de atendimento, entre outros.
Se você não monitora os dados do seu escritório e não os utiliza para tomadas de decisão mais assertivas, está na hora de repensar essa atitude. Isso porque, além dessa ser mais uma tendência de mercado, quando você utiliza a gestão de dados para coletar, mensurar, armazenar, catalogar, interpretar informações e gerar indicadores, você tem em mãos relatórios e insights valiosos sobre o seu negócio. E, a partir deles, pode-se tomar ações muito mais estratégicas e inteligentes.
Portanto, por meio dessa prática é possível transformar todas as informações sobre o seu negócio em diferencial competitivo, tomando decisões mais confiáveis em relação ao seu negócio e ao de seus clientes.
Além disso, a gestão de dados também colabora com outra tendência de mercado, que é centralização de informações. Isso porque, essa tecnologia permite que todos os dados pertencentes ao seu escritório permaneçam em um só local, facilitando o seu acesso e tornando muito mais ágil o trabalho operacional.
As empresas contábeis precisam investir mais nas redes sociais a fim de ter maior visibilidade para a empresa conseguir converter usuários em clientes. Porém, o primeiro passo para o sucesso dessas práticas é compreender que esse processo não acontece de um dia para o outro.
Sendo assim, é preciso de planejamento e conhecimento de como aproveitar as possibilidades do marketing digital. Isso permite que a empresa execute as estratégias com maior assertividade e em concordância com os objetivos do negócio.
Essa tendência advém, principalmente, da velocidade e acesso que a internet entrega para a contabilidade, conseguindo acessar informações instantaneamente, com uma comunicação dinâmica e precisa, sem contar a análise das situações dos mercados.
Leia também: Chatbots Como Ferramenta Estratégica Em Escritórios De Contabilidade
Os últimos anos exigiram que consumidores e empresas adotassem soluções digitais para mais transações, incluindo serviços de contabilidade. De programas de contabilidade baseados em nuvem a assinaturas eletrônicas, os clientes esperam que sua empresa de contabilidade forneça tecnologias fáceis de usar, que gerem economia de tempo e seja conveniente para comunicações e transações.
A segurança continua a ser uma preocupação. O aumento da comunicação tecnológica e a transferência de dados pelo ciberespaço naturalmente criam medos adicionais de segurança dentro e fora da organização.
Portanto, é preciso aumentar a automação contábil. A necessidade de tarefas de contabilidade e entrada de dados diminuirá à medida que o uso da automação contábil aumentar.
No entanto, pelo lado positivo, as empresas que adotam soluções de automação têm mais tempo para se dedicar a oferecer outros serviços aos seus clientes, como assessoria financeira, consultorias e soluções criativas para empresas. Além disso, a automação corta custos internos, tornando a empresa mais competitiva.
Neste contexto, usar a tecnologia para melhorar os serviços é sempre o melhor caminho. Com cada vez mais consumidores estão usando novas tecnologias e as empresas de contabilidade precisarão acompanhar da melhor maneira as tendências para a contabilidade de modo a ajudar seus clientes.
Hoje é preciso mais do que uma grande ideia para se ter sucesso em uma empresa. O atendimento ao cliente precisa ser um dos aspectos mais importantes para o contador do futuro.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…