O eSocial é a mais nova obrigação acessória que está sendo implantada pela Receita Federal e que tem trazido muitas dificuldades para todas as empresas de nosso país, independente do seu porte, pois elas estão precisando se adaptar à nova rotina. O eSocial para PMEs vai trazer um novo conceito na relação de trabalho entre patrões e empregados desse tipo de empresa, e o profissional contábil precisa acompanhar tudo isso de perto.
Saiba mais sobre o eSocial para PMEs e conheça 5 vantagens desse projeto!
Uma nova obrigação acessória: o eSocial
As empresas de porte menor normalmente possuem o seu departamento de recursos e humanos e setor pessoal (folha de pagamento) terceirizados para um escritório de contabilidade. Por isso, é preciso que os contadores que prestam esse tipo de serviço consigam qualificar o cadastro de informações dos seus clientes, além de possuírem um bom software de gestão contábil que esteja adaptado ao eSocial, gerando as informações de maneira ágil, confiável e correta.
O eSocial vai integrar todas as obrigações acessórias e informações cadastrais relacionadas à área trabalhista que são enviadas para o Governo Federal. Com a implantação do eSocial, existirá um novo conceito nas relações de trabalho do Brasil, diminuindo o numero de obrigações acessórias das empresas, exigindo uma comunicação imediata dos atos e fatos de ordem trabalhista, dando mais transparência às relações de trabalho.
O eSocial para PMEs
Pelo fato dos serviços de Recursos Humanos e Setor Pessoal das PMEs serem realizados por contadores terceirizados, sempre existem lacunas na comunicação dos fatos trabalhistas ocorridos nas PMEs. Um exemplo muito comum é o do funcionário começar a trabalhar e a empresa assinar a CTPS de forma retroativa. Com a implantação do eSocial para PMEs, esse tipo de ocorrência não poderá mais acontecer, pois as informações precisarão ser enviadas praticamente em tempo real e de uma forma muito mais clara e transparente, o que impede certos arranjos feitos pelos empresários para se adaptar a legislação.
Por isso, as PMEs precisam da sua ajuda para se preparar para atender as exigências do eSocial e se adequar à nova realidade que passa a vigorar na esfera trabalhista do país.
As vantagens do eSocial para PMEs
A implantação do eSocial para PMEs tende a ser um pouco complicado no início, pois precisará mudar a cultura de contratação de funcionários por parte do pequeno e médio empresário, e a participação do contador nesse processo é fundamental. No entanto, apesar dessas dificuldades iniciais, o eSocial tende a trazer várias vantagens para as PMEs.
Mais estrutura
As PMEs precisarão passar pro um processo de estruturação e organizar todos os dados dos seus empregados. Isso significa que as empresas vão precisar criar essa cultura e melhorar a comunicação com o seu escritório contábil, de forma que os clientes consigam cumprir com as obrigações acessórias em tempo hábil, sem a geração de multas.
Mais simplicidade
Vai simplificar o numero de obrigações acessórias a serem apresentadas pelas empresas, que vão deixar de entregar o CAGED, DIRF, GFIP, e vão passar a entregar somente o eSocial.
Mais transparência
A obrigação social trará uma maior transparência nas informações dos empregados. No entanto, essa transparência aliada à organização, podem trazer indesejados aumentos de custos para as empresas, por isso é bom manter seu cliente a par de tudo isso.
Mais rentabilidade
A quarta vantagem trazida pelo eSocial é que os contadores terão a necessidade de possuírem sistemas contábeis completamente adaptados a nova obrigação, tendo compatibilidade na geração das informações para o governo. Essa situação vai permitir a você revisar o valor dos seus honorários, pois a sua função e responsabilidade perante o cliente serão ampliadas.
Mais controle
Será preciso haver uma mudança na cultura das empresas com questões trabalhistas que eram postergadas, como férias, exames admissionais, demissionais e demais processos que envolvam os direitos dos colaboradores. Isso vai deixar seu cliente em dia com a legislação trabalhista, sem correr riscos de multas e sanções.
Já atua com PMEs no seu trabalho contábil? Como vai a adequação dos seus clientes ao eSocial? Se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, deixe um comentário e compartilhe-as conosco!
Matéria: Blog Sage
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