5 vantagens do eSocial para PMEs

O eSocial é a mais nova obrigação acessória que está sendo implantada pela Receita Federal e que tem trazido muitas dificuldades para todas as empresas de nosso país, independente do seu porte, pois elas estão precisando se adaptar à nova rotina. O eSocial para PMEs vai trazer um novo conceito na relação de trabalho entre patrões e empregados desse tipo de empresa, e o profissional contábil precisa acompanhar tudo isso de perto.

Saiba mais sobre o eSocial para PMEs e conheça 5 vantagens desse projeto!

Uma nova obrigação acessória: o eSocial

As empresas de porte menor normalmente possuem o seu departamento de recursos e humanos e setor pessoal (folha de pagamento) terceirizados para um escritório de contabilidade. Por isso, é preciso que os contadores que prestam esse tipo de serviço consigam qualificar o cadastro de informações dos seus clientes, além de possuírem um bom software de gestão contábil que esteja adaptado ao eSocial, gerando as informações de maneira ágil, confiável e correta.

O eSocial vai integrar todas as obrigações acessórias e informações cadastrais relacionadas à área trabalhista que são enviadas para o Governo Federal. Com a implantação do eSocial, existirá um novo conceito nas relações de trabalho do Brasil, diminuindo o numero de obrigações acessórias das empresas, exigindo uma comunicação imediata dos atos e fatos de ordem trabalhista, dando mais transparência às relações de trabalho.

O eSocial para PMEs

Pelo fato dos serviços de Recursos Humanos e Setor Pessoal das PMEs serem realizados por contadores terceirizados, sempre existem lacunas na comunicação dos fatos trabalhistas ocorridos nas PMEs. Um exemplo muito comum é o do funcionário começar a trabalhar e a empresa assinar a CTPS de forma retroativa. Com a implantação do eSocial para PMEs, esse tipo de ocorrência não poderá mais acontecer, pois as informações precisarão ser enviadas praticamente em tempo real e de uma forma muito mais clara e transparente, o que impede certos arranjos feitos pelos empresários para se adaptar a legislação.

Por isso, as PMEs precisam da sua ajuda para se preparar para atender as exigências do eSocial e se adequar à nova realidade que passa a vigorar na esfera trabalhista do país.

As vantagens do eSocial para PMEs

A implantação do eSocial para PMEs tende a ser um pouco complicado no início, pois precisará mudar a cultura de contratação de funcionários por parte do pequeno e médio empresário, e a participação do contador nesse processo é fundamental. No entanto, apesar dessas dificuldades iniciais, o eSocial tende a trazer várias vantagens para as PMEs.

Mais estrutura

As PMEs precisarão passar pro um processo de estruturação e organizar todos os dados dos seus empregados. Isso significa que as empresas vão precisar criar essa cultura e melhorar a comunicação com o seu escritório contábil, de forma que os clientes consigam cumprir com as obrigações acessórias em tempo hábil, sem a geração de multas.

Mais simplicidade

Vai simplificar o numero de obrigações acessórias a serem apresentadas pelas empresas, que vão deixar de entregar o CAGED, DIRF, GFIP, e vão passar a entregar somente o eSocial.

Mais transparência

A obrigação social trará uma maior transparência nas informações dos empregados. No entanto, essa transparência aliada à organização, podem trazer indesejados aumentos de custos para as empresas, por isso é bom manter seu cliente a par de tudo isso.

Mais rentabilidade

A quarta vantagem trazida pelo eSocial é que os contadores terão a necessidade de possuírem sistemas contábeis completamente adaptados a nova obrigação, tendo compatibilidade na geração das informações para o governo. Essa situação vai permitir a você revisar o valor dos seus honorários, pois a sua função e responsabilidade perante o cliente serão ampliadas.

Mais controle

Será preciso haver uma mudança na cultura das empresas com questões trabalhistas que eram postergadas, como férias, exames admissionais, demissionais e demais processos que envolvam os direitos dos colaboradores. Isso vai deixar seu cliente em dia com a legislação trabalhista, sem correr riscos de multas e sanções.

Já atua com PMEs no seu trabalho contábil? Como vai a adequação dos seus clientes ao eSocial? Se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, deixe um comentário e compartilhe-as conosco!

Matéria: Blog Sage

jornalcontabil

Recent Posts

Imposto de Renda: Veja quem vai receber restituição em 2025

Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…

42 minutos ago

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

2 horas ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

12 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

13 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

14 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

16 horas ago