Chamadas

5G: Adeus as antenas parabólicas analógicas

Antes assistir TV era algo complicado, imagens ruins, chuvisco, imagem fantasma. Tantos nomes para distinguir o como era difícil assistir uma série, filme e novelas. Então vieram as parabólicas que logo foram invadindo o país e muita gente não tinha acesso a TV passou a ter graças a transmissão via satélite.

A utilização de antenas parabólicas em nível doméstico no Brasil só ganhou impulso após o lançamento do satélite Brasilsat 1, em 1983. Hoje, os usuários brasileiros têm condições de captar programas de oito países — Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e URSS.

Para captar com a parabólica os sinais transmitidos por um satélite, o usuário rastreia o espaço acionando o motor que movimenta a antena, ligado a um controle remoto. 

As antenas parabólicas são feitas de alumínio ou fibra de vidro, com diâmetros que variam dos 4 aos 6 metros. As menores só conseguem captar sinais gerados no território nacional; já as maiores alcançam as transmissões internacionais.

Adeus às parabólicas

A chegada do 5G ao país está colocando um ponto final nas parabólicas com transmissão analógica. 

A partir do dia 30 de junho essa estrada vai mudar. Assim como em uma obra de recapeamento, o asfalto antigo, da banda C, será substituído por um novinho em folha: a banda KU. E as transmissões que ainda são analógicas passarão a ser digitais.

O 5G vem sendo muito esperado em todo país, afinal, a tecnologia vai permitir a conexão de vários dispositivos à internet com extrema rapidez.

A nova tecnologia vai permitir ao brasileiro desligar os aparelhos eletrônicos de sua casa mesmo que esteja em outro país.

Esse é o motivo do fim das parabólicas analógicas, pois elas sofrerão interferências em seu sinal, e ficarão inoperáveis. Isso porque o 5G irá usar a mesma frequência de sinal.

Uso antena parabólica o que fazer?

Para quem ainda usa parabólica em sua casa, fique sabendo que ela não vai parar de funcionar de uma vez. Isso porque, a implementação da tecnologia será gradual.

Brasília é a primeira cidade do país que recebe a tecnologia, isso significa que os cidadãos do Distrito Federal serão os primeiros atingidos com a mudança.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que existem 3.341 antenas parabólicas em Brasília, onde, todos os cidadãos que a utilizam deverão trocar o aparelho analógico pelo digital, para continuar tendo acesso à TV aberta.

O cidadão do Distrito Federal que ainda estiver utilizando a antena parabólica precisará trocar o aparelho analógico pelo digital. Caso já possua o aparelho digital, o cidadão não deve se preocupar.

Anatel distribuirá equipamentos gratuitamente

A Entidade Administradora da Faixa (EAF), da Anatel, possui em seu rol de serviços um programa que distribui gratuitamente a parabólica digital, conversores e cabos.

O cidadão só deverá cumprir alguns requisitos para ter acesso ao aparelho gratuito:

Estar inscrito no Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

Ter uma antena parabólica tradicional (analógica), que esteja instalada e conectada a TV.

Para adquirir o equipamento assim como a instalação, os cidadãos inscritos no CadÚnico devem realizar o agendamento através do site da EAF.

Lembrando que a distribuição do equipamento de forma gratuita está disponível apenas para as capitais.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

6 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

7 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

10 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

11 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago