Muitos contadores sonham em empreender na área contábil, sua área de atuação. Mas para os empreendedores de primeira viagem, é importante refletir sobre o que levar em consideração e os passos necessários para inaugurar o seu escritório de contabilidade. Por isso, selecionamos algumas dicas para você ter algumas ideias.
Antes de mais nada, você precisa saber que é muito importante amar o seu trabalho. Um bom contador, além de cumprir com os prazos para evitar multas, sabe agregar valor aos seus clientes. E grande parte desse valor vem do estudo contínuo e atualização das leis e normas brasileiras de contabilidade, que precisam sempre serem seguidas de maneira firme e responsável.
Tendo essas premissas como base do seu novo escritório de contabilidade, vamos ver a seguir algumas dicas baseadas em quem teve sucesso nessa empreitada:
Um documento imprescindível para qualquer negócio de sucesso. Você provavelmente já está habituado ou habituada a aconselhar vários empresários a ter um planejamento quando está abrindo ou gerenciamento uma empresa. Isso também se aplica a você.
É necessário estudar o mercado, os concorrentes, fazer uma análise SWOT e definir quais serviços o seu escritório vai prestar, em que segmentos ele vai se especializar, o público-alvo que você vai trabalhar e, sobretudo, qual vai ser o diferencial que agregará valor ao negócio dos clientes.
O plano de negócios também tem outro objetivo: demonstrar a viabilidade do seu empreendimento. Quanto você gastará por mês só para mantê-lo em operação? Quantos clientes e de qual porte são necessários? Qual será o investimento inicial e em quantos meses você pretende realizar o ponto de equilíbrio (break even)? Quais documentos e licenças preciso para abrir um escritório de contabilidade?
São todas perguntas que precisam estar bem respondidas antes de você prosseguir. É claro que em muitos casos as projeções podem e provavelmente vão furar, mas é necessário um plano, uma lógica, pois só assim será possível tomar decisões rapidamente caso o seu trajeto precise ser realinhado.
Pode parecer algo básico demais, mas a localização de um escritório de contabilidade é muito importante e não só ao cliente. É claro que para ele você tem que estar num centro comercial e não em um shopping, não é verdade? Afinal, você tem que estar perto de onde o cliente trabalha.
Mas não é só disso que estamos falando. Considere que neste tipo de empreendimento você não se desloca apenas da sua casa para o trabalho e vice-versa, mas sim em visitas a órgãos como Junta Comercial, secretarias da Fazenda, delegacias da Receita Federal, cartórios etc.
Portanto, quanto menos tempo você perder se deslocando, melhor a sua produtividade. Encontrar o ponto ideal para colocar a sua bandeira exige estudo de localização e pesquisa de valores de aluguel.
É exatamente nesse ponto que o plano de negócios também ajuda, pois lá você terá dimensionado o tamanho do número de clientes que pretende atender e onde eles se encontram na cidade.
Se você já tem o local perfeito para abrir o seu negócio, é hora de instalar o seu escritório. Delimitar os equipamentos necessários e quantos funcionários você pretende ter para atender a demanda do segmento escolhido são muito importantes.
Você precisa prever uma pequena recepção, uma sala de reuniões fechadas, uma área para as impressoras (que são barulhentas) e um espaço de descanso para que os colaboradores possam conversar sem afetar quem está focado, pois contabilidade exige muita disciplina e concentração.
Além disso, é necessário se preocupar com aos aspectos de segurança exigidos pelas normas brasileiras. Você pode encontrar um checklist delas no site do Sebrae.
O sucesso do seu negócio depende dos profissionais que você vai contratar. Se você não tem orçamento para contratar todas as pessoas que gostaria, a dica aqui é escolher algumas e terceirizar o trabalho, permitindo que os seus colegas de escritório recebam responsabilidade para gerenciar o serviço.
Ter uma equipe enxuta e multidisciplinar não só é uma tendência, como realidade. É claro que você pode começar sozinho, como Microempreendedor Individual (MEI), pois o Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) prevê a contabilidade como enquadramento.
Contudo, todos querem crescer, não é mesmo? Para tanto, você terá que criar um plano de carreira para seus novos funcionários, delegar tarefas e estipular prazos e metas de crescimento que possibilitarão todos a ganhar mais no futuro.
Outra dica importante, quando falamos de trabalho em equipe, é criar um fluxo e metodologia de trabalho. Cada empresa pode ter prazos diferentes, por isso organização vai ser a palavra-chave da operação do seu escritório. Muitos contadores utilizam sistemas informatizados online e na nuvem, como a Plataforma Sage, para centralizar todos os processos, reduzir custos e controlar a comunicação com os clientes.
O funil de vendas também se aplica ao escritório de contabilidade. É necessário prospectar clientes, gerar leads e transformá-los em histórias de sucesso. Por isso, você precisa se preocupar com o marketing também.
Para tanto, será necessário criar uma persona (o retrato fiel de um indivíduo que estaria dentro do seu público-alvo) e criar campanhas para promover o seu serviço direcionado a essas personas. Portanto, será necessário ter um orçamento ou reinvestir parte do faturamento para prospectar mais clientes.
Novamente, aqui o plano de negócios (viu como ele é importante?) também vai se auxiliar. Lembra que você definiu o perfil dos seus clientes? Pois é, baseado neles você pode decidir se fará campanhas offline (flyers, folders, panfletos etc.) ou se é possível captá-los digitalmente.
Se o caso for esse segundo, você pode utilizar várias ferramentas como o Google Adwords, Google Adsense, Facebook Ads e, principalmente, a rede social corporativa LinkedIn para aumentar a quantidade de pessoas no topo do funil.
Seja qual for a sua estratégia, é necessários empre demonstrar um diferencial competitivo para criar novos cases, ok?
Reveja o seu plano de negócios a cada trimestre ou um intervalo de tempo pré-definido para aparar e reordenar suas estratégias. Como o ramo da contabilidade sofre atualização constante das leis e normas, novas oportunidades surgem todos os dias e um bom posicionamento de mercado depende de estar atento a isso.
Você pode fazer uma adesão à Federação Nacional das Empresas e Serviços Contábeis (Fenacon) para se manter atualizado. Acompanhe também as movimentações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e suas regionais. Além disso, aqui no blog Sage Negócios sempre trazemos as principais novidades do mundo contábil.
Via sage
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