Empresas do grupo:

Início » 6 golpes que os MEIs mais sofreram em 2024 e como evitá-los

6 golpes que os MEIs mais sofreram em 2024 e como evitá-los

por Ricardo
5 minutos ler

Se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), é um passo muito importante para profissionais autônomos, que deixam de ser desconhecidos e passam a se tornar empresas reais, com CNPJ, possibilidade de emitir notas fiscais, abrir contas bancárias empresariais entre outros direitos e deveres de uma pessoa jurídica.

Contudo, como em qualquer situação, vivemos em um país onde os golpes não param de crescer. A todo momento, golpistas trabalham para sofisticar seus golpes, enganar os desavisados e tirar dinheiro de gente honesta.

Justamente por isso, decidimos trazer um tópico especial para prevenir os microempreendedores de levarem algum tipo de golpe. E a melhor maneira de fazer isso é contar quais foram os golpes mais comuns que vimos sendo aplicados nos MEIs, para que você esteja atento a todo momento e não seja mais uma próxima vítima de criminosos.

Conheça os golpes mais comuns aplicados nos Microempreendedores Individuais e garanta com que você não seja mais uma vítima desses criminosos que se espalham cada vez mais.

1. Boletos falsos

Um golpe muito comum aplicado nos microempreendedores é o golpe do boleto falso. Muito provavelmente, você já recebeu ou em algum momento receberá uma cobrança de um serviço, ou mesmo imposto que não tem nada a ver com você.

Caso receba esse tipo de recado, corra porque pode ser golpe. Normalmente, os golpistas utilizam nomes parecidos com os de empresas reais, ou mesmo do governo, para te cobrar de coisas que você nem sabe que existem.

Somente pague boletos de empresas em que você confia e, na dúvida, entre em contato com a empresa (pelo telefone/email que você tem e não pelo telefone/email na cobrança), para garantir que está falando com a empresa certa e não com golpistas.

2. E-mails falsos

Uma reclamação muito comum entre os MEIs é de receber e-mails pedindo para atualizar dados, ou mesmo de cobrança de impostos, ou renegociação de dívidas. E o pior, muitos golpistas utilizam comunicados do governo de inadimplência para entrar em contato com empreendedores que acabam caindo nessa armadilha.

Mas fica a dica! A Receita Federal não manda qualquer tipo de e-mail cobrando nada. Sendo assim, de maneira nenhuma clique em links de e-mail, em boletos recebidos juntos com esses comunicados e coisas do tipo. Se tiver dúvidas, acesse o site da Receita Federal que é: gov.br/receitafederal/pt-br.

3. Boleto DAS falso

O boleto DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é o boleto que o MEI precisa pagar todos os meses para realizar suas contribuições e estar em conformidade com o Fisco. Contudo, muitos bandidos mandam boletos falsos de cobrança para os MEIs, ou mesmo com valores errados, alegando que existem outros débitos em atraso.

A dica aqui é a seguinte: gere seu DAS exclusivamente pelo portal oficial do governo ou mesmo pelo aplicativo MEI. Se você tem um boleto DAS em mãos que não foi gerado pelo site oficial do governo ou do aplicativo MEI, não o pague.

4. Ofertas de empréstimo facilitado

Milhares de empreendedores são vítimas diariamente de golpistas se passando por empresas, disponibilizando empréstimos fáceis de se conseguir, mesmo sendo de baixo ou alto valor.

A primeira coisa que você tem que ter em mente é que empréstimo fácil e milagroso de se conseguir não existe. Empréstimos quase sem juros, condições imperdíveis, essas questões devem acionar seu alerta de perigo.

Caso esteja procurando um empréstimo, é você quem deve entrar em contato com as instituições e não elas com você, afinal, você poderá estar sendo vítima de golpistas.

5. Golpe da Decore

Outro golpe muito comum é a da Decore falsa, da qual os golpistas usam isso para te enganar e roubar consequentemente o seu suado dinheiro, onde eles prometem crédito fácil, mas acabam exigindo o pagamento por essa declaração, que obviamente não existe.

Caso alguém entre em contato com você solicitando que pague pela Decore, fuja porque isso se trata de um golpe na certa. Lembre-se, a desconfiança é fundamental para evitar golpes, nunca confie ou acredite em grandes facilidades, e vantagens surreais.

6. Fornecedores falsos e picaretas

Caso você esteja comprando ou contratando serviços, fique experto, pois o que mais encontramos no mercado são golpistas vendendo gato por lebre. Muito provavelmente, você está buscando os melhores preços e condições, mas se encontrar algo muito fora do normal, desconfie.

Sempre procure referências do fornecedor, nunca aceite apenas as referências dadas pelo próprio fornecedor. Vá atrás de outros empreendedores que já lidaram com esse fornecedor e descubra a reputação real antes de fechar qualquer tipo de negócio.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More