Empresas do grupo:

Início » 6 maneiras de aumentar a restituição do Imposto de Renda 2025

6 maneiras de aumentar a restituição do Imposto de Renda 2025

por Ricardo
4 minutos ler

A restituição do Imposto de Renda (IR) diz respeito ao processo em que a Receita Federal do Brasil devolve valores pagos a mais com relação a esse tributo no decorrer do ano calendário.

A declaração do Imposto de Renda no Brasil possuí duas finalidades. Uma delas é permitir que os órgãos de tributação conheçam seu patrimônio, facilitando a fiscalização, e o outro é a devolução de valores que foram pagos a mais ao longo do ano.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que existem algumas estratégias que podem fazer com que você consiga aumentar a restituição do Imposto de Renda, ou seja, receber da Receita Federal valores que foram pagos além do obrigatório.

Aprenda a aumentar a restituição do Imposto de Renda

Existem algumas maneiras bem interessantes das quais os contribuintes podem utilizar para aumentar a restituição do Imposto de Renda, ou seja, fazer com que a Receita devolva um valor maior daquilo que foi pago relacionado ao tributo no decorrer do ano. Algumas das melhores alternativas são:

1. Declare despesas médicas

Inclua tudo o que você gastou no decorrer do ano com saúde: sejam consultas médicas, dentistas, psicólogos, hospitais, planos de saúde, exames, fisioterapeutas entre outros.

Sendo assim, coloque na cabeça que é muito importante guardar todos os recibos ou notas fiscais dos gastos com saúde, para abater no seu Imposto de Renda e aumentar a restituição. Lembrando que medicamentos e tratamentos estáticos não contam.

2. Adicione dependentes

Caso você tenha filhos menores de 21 anos (ou até 24 anos que estejam na faculdade), cônjuges, pais ou outros familiares que dependem financeiramente de você, coloque-os como dependentes na sua declaração.

Mas fique atento, caso o dependente tenha renda ou bens próprios, eles também devem ser declarados, o que consequentemente pode impactar no cálculo do imposto!

3. Inclua gastos com educação

Caso você pague despesas com educação, sejam elas: escola, faculdade, curso técnico, mestrado e doutorado, tanto seu quanto dos seus dependentes, você deve incluir esses gastos na declaração.

Lembrando que existe um limite de R$ 3.651,50 por pessoa. Além disso, cursos de idioma, música, dança, informática, entre outros, não entram nessa categoria que ajudam a aumentar a restituição.

4. Considere os gastos com previdência privada (PGBL)

Caso você tenha investimentos no plano PGBL, saiba que é permitido abater até 12% da base de cálculo no Imposto de Renda. Todavia, o VGBL não oferece esse tipo de benefício fiscal.

5. Declaração conjunta

Casais que são casados ou vivem em união estável podem optar por fazer a declaração do IR juntos, somando tanto suas rendas quanto suas despesas. Essa prática pode aumentar as deduções, no entanto, é super importante fazer os cálculos para verificar se a declaração conjunta vale ou não a pena.

6. Inclua doações

Se no decorrer do ano você tiver feito doações para projetos sociais, esportivos ou culturais aprovados pelo governo, poderá abater até 6% do imposto devido. Doações para funções de idosos, crianças ou adolescentes também entram nessa regra.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More