Empresas do grupo:

Início » 7 coisas que você precisa saber sobre a Reforma Tributária

7 coisas que você precisa saber sobre a Reforma Tributária

por Matheus Vinicius Ribeiro
3 minutos ler

Existem muitos pontos na Reforma Tributária que as pessoas precisam analisar, diversos fatos a maioria dos contribuintes simplesmente não conhece e estar informado é fundamental.

A Reforma promete mudar todo o sistema tributário, simplificando os tributos, reduzindo a carga tributária de alguns produtos, entre outras mudanças extremamente importantes para o Brasil.

Conhecer quais mudanças serão feitas e estar informado sobre o sistema tributário brasileiro é fundamental.

Quais são os objetivos da reforma?

Segundo o Ministério da Fazenda, esses são os objetivos da Reforma Tributária:

  • Fazer a economia brasileira crescer de forma sustentável, gerando emprego e renda;
  • Tornar o sistema tributário mais justo, reduzindo as desigualdades sociais e regionais;
  • Reduzir a complexidade da tributação, assegurando transparência e provendo maior cidadania fiscal.

A criação do Imposto Seletivo

Além do CBS e do IBS, a Reforma também prevê a criação do Imposto Seletivo (IS) um tributo caráter estritamente regulatório, para desestimular o consumo de produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

O IS será aplicado sobre cigarros e bebidas alcoólicas, a cobrança ficou conhecida como “Imposto do Pecado”.

Quando será extinto o primeiro tributo?

Os primeiros tributos estão previstos para serem extintos em 2027, serão o Programa de Integração Social (PIS) e o Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o calendário de mudanças segue até 2033.

Qual o impacto da Reforma?

O Ministério da Fazenda acredita que todas as mudanças vão gerar um crescimento adicional da economia entre 12% a 20% em 15 anos, com objetivo de gerar entre 7 e 12 milhões de empregos. 

Transparência

As propostas têm como objetivo a transparência, estabelecendo a descrição dos impostos na nota fiscal de todas as compras. Portanto, um dos objetivos da reforma é que o contribuinte saberá exatamente quanto está pagando de impostos.

Quando será completa?

Segundo o calendário, a reforma terminará em 2033, que será o ano onde dois dos tributos mais conhecidos pelos brasileiros serão extintos: o ICMS (o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) e o ISS (Imposto

Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Mudanças nos preços

Muitos produtos vão sofrer alteração na sua tributação, alguns alimentos, remédios e serviços terão a sua tributação reduzida, ficando mais baratos, enquanto produtos como bebidas alcoólicas devem ficar mais caros.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More